UOL Entretenimento Cinema
 
03/10/2009 - 14h25

Paulo Machline visita os mundos de Joãosinho Trinta e Lourenço Mutarelli em dois filmes

NEUSA BARBOSA
Especial para o UOL, do Rio*

Curta-metragista indicado ao Oscar em 2001 por "Uma História de Futebol", premiado em vários festivais no Brasil e no exterior, o cineasta Paulo Machline estreia duplamente em longas neste Festival do Rio.

  • Divulgação

    Interpretada por Simone Spoladore, protagonista de "Natimorto" é uma jovem cantora

Na ficção, seu primeiro filme é "Natimorto", em que o universo atormentado do quadrinista e escritor paulistano Lourenço Mutarelli, autor do livro que inspirou o filme "O Cheiro do Ralo", é revisitado em outra história deste mesmo autor.

Ao lado de Giuliano Cedroni, Machline assina também a codireção do documentário "A Raça Síntese de Joãosinho Trinta", sobre o famoso cenógrafo do Carnaval carioca e cuja presença é esperada na sessão deste domingo, 15h, no Odeon Petrobras.

Colecionador dos quadrinhos de Mutarelli, Machline conta, em entrevista ao UOL Cinema, que tinha um tema específico em mente para seu primeiro filme de ficção: "Pensava numa história de amor, mas que não fosse clássica". Quando um de seus produtores, Rodrigo Teixeira, lhe trouxe o livro "Natimorto", o cineasta afirma que logo sentiu ter encontrado o que estava procurando. O enredo acompanha a relação doentia entre O Agente (vivido pelo próprio Mutarelli, que atuou também em "O Cheiro do Ralo) e A Voz (Simone Spoladore), uma cantora em cujo talento só ele acredita.

Houve dificuldades para a produção, que acabou sendo dividida entre duas produtoras, com um orçamento de pouco mais de R$ 1 milhão.
Curiosamente, ter Mutarelli atuando era uma coisa que "nunca tinha passado pela cabeça" do diretor. O ator cogitado era Marco Ricca, que participou por bom tempo da pré-produção, mas finalmente desistiu. De comum acordo com Machline, o ator concluiu que "não estaria 100% disponível", já que preparava também seu próprio longo de estreia como diretor, "Cabeça a Prêmio" - adaptação do romance homônimo de Marçal Aquino que será exibido na Première Brasil na próxima segunda (5).

Foi o próprio Mutarelli quem se ofereceu. "Seu Paulinho, posso fazer um teste?", ele disse ao diretor. Machline confessa que pensou que era brincadeira. Quando percebeu que era sério, promoveu algumas "leituras, não um teste", o que o levou a decidir aceitá-lo. Havia outros motivos: "Se o livro não chega a ser autobiográfico, com certeza tem muito dele, que não esconde seus delírios, suas fixações, seus vícios'.

Ter o autor como ator mudou também o foco da direção. "Meu trabalho foi estabelecer limites e, ao mesmo tempo, permitir que fossem quebrados".
Embora ressalte que vê a história como "uma comédia quase romântica", o diretor observa que "o texto beira o surrealismo". Mais ainda, Machline sabia que se tratava de "um filme muito intenso", tanto que convocou um psiquiatra seu amigo não só para assessorá-lo no retrato de algumas obsessões do protagonista, como para ficar de plantão no set de filmagem. "O Agente se auto-sabota com jejum, cigarros, tem ataques. Quando a moça sai do quarto, especialmente, vira um delírio. O que é uma coisa extremamente fiel ao livro", diz.

Já Simone Spoladore foi a primeira escolha do diretor para o papel feminino. Apesar disso, houve um momento durante a produção em que foi cogitada Mariana Ximenes. Como ela precisava de uma data precisa para o inicio das filmagens, em função de compromissos com a televisão, Simone acabou voltando para ficar.

Além do gênero, a diferença entre os dois filmes do diretor está no planejamento. "'Natimorto' desde o começo foi um filme pensado. No caso do documentário sobre o Joãosinho, foi o próprio material que me pedia para que fosse montado". O documentário é resultado de pesquisas que começaram a ser filmadas em vídeo desde 2002.

NATIMORTO, de Paulo Machline. Brasil, 2009. 92 min. 18 anos.
Sábado(3), 15:40, Estação Vivo Gávea 3.
Sábado(3), 22:10, Estação Vivo Gávea 3.

A RAÇA SÍNTESE DE JOÃOSINHO TRINTA, de Paulo Machline e Giuliano Cedroni. Brasil, 2009. 72 min. 14 anos.
Domingo (4), 15:00, Odeon Petrobras
Segunda (5), 17:00, Cinema Nosso
Terça (6), 13:50, Estação Vivo Gávea 1
Terça (6), 18:20, Estação Vivo Gávea 1
Quinta (8), 18:00, Ponto Cine

*(Neusa Barbosa escreve para o site Cineweb)

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host