UOL Entretenimento Cinema
 
04/10/2009 - 14h12

Isabelle Huppert estrela "White Material", retrato do colonialismo africano

NEUSA BARBOSA
Especial para o UOL, do Rio*
Uma das melhores atrações da programação deste último domingo do Festival do Rio - que termina na quinta - é o drama francês "White Material", de Claire Denis, que concorreu ao Leão de Ouro no último Festival de Veneza.
  • Divulgação

    Em "White Material", Isabelle Huppert é Marie, uma francesa que enfrenta a guerra no Congo

Diretora veterana e talentosa, nascida em 1948 e que estreou na direção como assistente de Wim Wenders em "Paris, Texas"(84), Denis é uma cineasta cuja obra é pouco exibida comercialmente no Brasil, apesar de freqüentar habitualmente o circuito dos maiores festivais internacionais. O Festival do Rio mostrou também, em sua primeira semana, o filme anterior da diretora, o drama "35 Doses de Rum", também exibido em Veneza em 2008, que não teve ainda distribuição comercial no país.

A estrela Isabelle Huppert ("A Comédia do Poder", "Propriedade Privada") encarna a protagonista Marie Vial, que administra uma grande plantação de café na República dos Camarões, de propriedade de seu ex-sogro. O país está conturbado por uma guerra civil e ordena-se a partida de todos os brancos. Mulher forte e decidida, Marie decide desafiar a proibição, insistindo em permanecer até o final da colheita, que está para acontecer em poucos dias.

Corroteirista do filme, ao lado de Marie N'Daye, Claire Denis usa seu conhecimento pessoal do ambiente africano para compor a ambientação. Nascida em Paris e filha de um oficial francês, Claire viveu uma infância itinerante entre as antigas colônias francesas na África.

Ignorando os sinais de aproximação de uma grande tragédia, Marie procura manter a normalidade na casa, onde vive também um filho adulto e mimado, Manuel (Nicolas Duvaudell). O ex-marido, André (Christopher Lambert, o eterno Highlander) também a visita sempre, ao mesmo tempo que procura negociar com o prefeito local a retirada em segurança de sua família, o que o coloca em choque com a ex-mulher.

Enquanto isto, o rebelde Lutador (Isaach de Bankolé, de "Cassino Royale") conseguiu esconder-se na fazenda dos Vial, sem que Marie saiba a princípio. O guerrilheiro ferido, cujo nome é pintado em vários muros ao longo do território rebelde, aumenta o clima de tensão, já que é ferozmente caçado pelas autoridades, apesar dos boatos de sua morte.

Com grande segurança, Claire Denis retrata o panorama de um país conturbado, colocando sua câmera bem junto de Isabelle Huppert no momento em que ela percorre estradas cortadas por comandos de guerrilheiros armados, que exigem pagamento de propinas, e repletas de uma população civil apavorada e em fuga.

A fotografia de Yves Cape reforça a composição deste quadro de desolação em que toda a nação está mergulhada, contribuindo decisivamente para a intenção da diretora, de colocar um ponto de vista extremamente crítico sobre o colonialismo e o pós-colonialismo na África.

WHITE MATERIAL - de Claire Denis. França, 2009. 107 min.

Domingo (4), 15:50, Estação Botafogo 1.
Domingo (4), 21:50, Estação Botafogo 1.
Terça (6), 13:30, Estação Ipanema 2.
Terça (6), 18:00, Estação Ipanema 2.
Quarta (7), 14:15, Barra Point 2.

*(Neusa Barbosa escreve para o site Cineweb)

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host