UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

14/12/2007 - 18h09
Globo de Ouro indica que Oscar será disputado, jovem e violento
Da Redação
Com o anúncio dos indicados ao Globo de Ouro ontem, foi dada oficialmente a largada para a corrida ao Oscar 2008. Agora, já é possível fazer previsões menos inconseqüentes sobre os prováveis indicados às principais categorias do mais famoso prêmio do cinema.

O Globo de Ouro (cuja cerimônia de entrega será em 13 de janeiro) é conhecido como a principal prévia do Oscar (os indicados serão anunciados no dia 23 de janeiro; a festa será em 24 de fevereiro). Mas até que ponto ele pode ser considerado uma espécie de bola de cristal?

Divulgação
Marion Cotillard é favorita ao Oscar de melhor atriz por "Piaf"
FAVORITOS E AZARÕES
INDICADOS AO GLOBO DE OURO
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que os Golden Globes não são infalíveis. No ano passado, por exemplo, "Babel" levou o prêmio de melhor filme/drama, mas "Os Infiltrados" ficou com a estatueta no Oscar.
Por outro lado, não existe outro termômetro muito mais confiável. Nos últimos 20 anos, 14 dos ganhadores da categoria melhor filme/drama da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood acabaram levando também o prêmio principal da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Quanto às indicações anunciadas ontem, o que elas podem nos dizer sobre os futuros indicados ao Oscar? A primeira constatação é que a premiação da Academia de Hollywood será bastante disputada. Prova disso é que, pela primeira vez, sete filmes foram indicados ao Globo de Ouro de melhor filme/drama, em vez dos tradicionais cinco. São eles: "Desejo e Reparação", "O Gângster", "Senhores do Crime", "The Great Debaters", "Conduta de Risco", "Onde os Fracos Não Têm Vez" e "Sangue Negro".

O fato de ter sete indicações a Globos, o maior número entre todos os concorrentes, torna "Desejo e Reparação" o favorito disparado a melhor filme no Oscar? Não. Mas isso deve garantir um bom número de indicações, incluindo uma de melhor filme. Entre os outros indicados, devem ter menos chances "Conduta de Risco" (muito cerebral para o
Oscar) "Senhores do Crime" (muito agressivo).

Ano sangrento

Aliás, o que chama a atenção na lista de indicados a melhor filme/drama é a quantidade de produções violentas: "O Gângster" (sobre um gângster do Harlem), "Senhores do Crime" (sobre gângsteres russos), "Sangue Negro" (sobre uma espécie de gângster do petróleo") e "Onde os Fracos Não Têm Vez" (protagonizado por um assassino psicótico). A eles pode se juntar "Sweeney Todd", sobre um barbeiro serial killer. O Oscar 2008 pode ser um dos mais sangrentos de sua história.

Outro fato importante a ser levado em conta é que o Globo de Ouro tem categorias à parte para comédia/musical. Portanto, filmes desses gêneros costumam ter várias indicações nos Globes, mas não repetir o desempenho no Oscar, que tende a valorizar os filmes dramáticos.

Novo "Miss Sunshine"

Entre os indicados a melhor filme nessa categoria ("Across The Universe", "Jogos do Poder", "Hairspray", "Juno", "Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet"), dois devem ter mais chances de indicações à principal estatueta do Oscar: "Juno", que deve ocupar a "cota" dos independentes que já foi de "Pequena Miss Sunshine" e "Sideways", e "Sweeney Todd", que vem com o selo de garantia da dupla Tim Burton/Johnny Depp.

Na categoria de melhor ator/drama, a lista de drama do Globo de Ouro (George Clooney, Daniel Day-Lewis, James McAvoy, Viggo Mortensen e Denzel Washington) deve ficar bem parecida no Oscar. Quem tem mais chance de cavar um lugar nessa lista é novamente Johnny Depp (indicado ao Globo de Ouro na categoria comédia/musical).

Barbada para atriz

Em relação às atrizes, a lista do Oscar pode ter mais mudanças em relação à de drama do Globo de Ouro/drama (Cate Blanchett, Julie Christie, Keira Knightley, Angelina Jolie e Jodie Foster). Indicadas na categoria comédia/musical, Ellen Page (de "Juno") e a francesa Marion Cotillard ("Piaf - Um Hino ao Amor") têm grandes chances de disputar o Oscar. A francesa, aliás, talvez seja a principal barbada para levar o prêmio até aqui.

A categoria de melhor atriz, por sinal, pode indicar que este será um dos Oscars mais jovens da história. Entre as concorrentes, estão Knightley, 22 anos, Ellen Page, 20, e Nikki Blonsky ("Hairspray") 19. Completam o time dos novatos, em outras categorias, Ryan Gosling (melhor ator, comédia/musical), 27, James McAvoy (melhor ator/drama), 28, e Saoirse Ronan (melhor atriz coadvuvante), a caçula de 13 anos.

Os injustiçados

Quem são os grandes ausentes da lista do Globo de Ouro (e, por conseqüência, aquele que perderam fôlego na corrida ao Oscar)? "Into the Wild", de Sean Penn, que já recebeu prêmios de melhor filme de associações de críticos importantes; "Medo da Verdade", de Ben Affleck; "Ligeiramente Grávidos", "I'm Not There", "Os Indomáveis", "No Vale das Sombras", "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford" e o independente "Garçonete".

Entre os atores, foi uma injustiça a não-indicação de Tommy Lee Jones (por sua excelente atuação em "No Vale das Sombras"). Russel Crowe foi uma ausência dupla, sem indicações por "O Gângster" ou "Os Indomáveis". Já entre as atrizes, Nicole Kidman era cotada para uma vaga por "A Bússola de Ouro".

O grande azarão

Já a maior surpresa do anúncio do Globo de Ouro foi "Jogos de Poder", uma comédia cheia de estrelas (Tom Hanks, Julia Roberts), que estava voando abaixo do radar até ontem. Mas nada garante que o azarão tenha fôlego para chegar também ao Oscar.

Para finalizar, na categoria melhor filme em língua estrangeira, as indicações do Globo de Ouro reforçam a hipótese de que o brasileiro "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" tenha poucas chances no Oscar. Não por falta de méritos da produção nacional, mas porque a categoria está especialmente concorrida neste ano, com uma série de filmes já consagrados internacionalmente (ao Globo, foram indicados "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias", "O Escafandro e a Borboleta", "O Caçador de Pipas", "Lust, Caution" e "Persépolis").