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12/01/2008 - 20h20
Globo de Ouro cercado por polêmicas gera perdas milionárias
Los Angeles (EUA.), 12 jan (EFE) - Perdas que superam os US$ 60
milhões de uma possível batalha legal entre a emissora de televisão
"NBC" e os produtores da frustrada festa do Globo de Ouro são as
primeiras conseqüências do cancelamento do evento, disseram hoje à
Agência Efe especialistas no assunto.

"São muitos os que estão sofrendo, em Los Angeles, as
conseqüências econômicas da anulação da festa", afirmou hoje à Efe
Jack Kyser, economista-chefe do Departamento de Desenvolvimento
Econômico de Los Angeles.

Para ele, os prejuízos do que seria um dos finais de semana mais
glamorosos do ano serão muito grandes.

Após a decisão da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood
de transformar a entrega dos prêmios em uma simples leitura dos
vencedores aberta a todos os meios de comunicação, fala-se agora em
uma dura batalha judicial entre a "NBC" - proprietária da
transmissão -, a própria Associação e os produtores da festa.

Los Angeles aguarda com expectativa todos os anos a realização do
Globo de Ouro para embolsar, no mínimo, US$ 60 milhões entre a
receita da própria cerimônia e as despesas das festas em que os
estúdios homenageiam seus premiados.

"Em Los Angeles estão todos surpresos e insatisfeitos", disse
Kyser, lembrando que a situação afeta, principalmente, os hotéis de
Beverly Hills - que tiveram canceladas entre 30% e 50% das reservas
para este fim de semana.

"Perdemos cerca de 25 quartos por noite, o que chega a 100 neste
fim de semana, e deve-se levar em conta que cada quarto perdido
representa em média mais de US$ 200", lamentou Ryan Lyden, diretor
de vendas de um dos hotéis que o grupo Marriott possui em Beverly
Hills.

Primeiro, a festa foi cancelada por causa da greve de
roteiristas.

Agora que os grevistas anunciaram que não vão boicotar a
entrevista coletiva, o enredo parece não ter fim. Por isso, a
Associação de Imprensa Estrangeira deverá se preocupar, também, com
os possíveis problemas que a "NBC" pode provocar, indicaram hoje
vários veículos de Hollywood.

A rede de TV quer enfrentar judicialmente a associação de
jornalistas e os organizadores da cerimônia, a Dick Clark
Productions, depois que a produtora pediu, de última hora, US$ 1
milhão ao canal para que continuasse sendo o único a deter os
direitos de transmissão da entrevista coletiva.

A "NBC", que a cada ano gasta US$ 4 milhões para transmitir os
prêmios, se recusou a pagar US$ 1 milhão a mais e, com isso,
optou-se por abrir o evento a todos os veículos de comunicação.

"O canal queria contar com três horas transmissão exclusiva
disfarçadas de entrevista coletiva", afirmou a produtora, em
comunicado, para justificar a decisão de abrir o evento.

"A Associação de Imprensa Estrangeira e a Dick Clark Productions
acharam o acordo injusto", acrescentou.

Enquanto as principais emissoras americanas, como a "CNN" e a
"Fox", apressam-se em enviar equipes para cobrir o evento, o
mal-estar na "NBC" é visível.

Fontes da emissora dizem que seus prejuízos podem alcançar os US$
10 milhões, e por isso não se descarta a hipótese de o canal iniciar
ações legais.