14/01/2008 - 17h11 Especial de TV sobre Globo de Ouro tem pouca audiência nos EUA Washington, 14 jan (EFE).- O programa especial da emissora de televisão americana "NBC" sobre a 65ª edição do Globo de Ouro teve baixa audiência, segundo números preliminares publicados hoje pela empresa Nielsen Media.
O programa, transmitido ontem à noite, atingiu 7% de share (percentual da emissora sobre o total de televisores ligados) e 4,8% de audiência total, três vezes menos do que os índices do ano passado.
Um ponto de índice de audiência representa 1,128 milhão de lares ou 1% dos 112,8 milhões de casas com televisão nos Estados Unidos.
Estes números colocaram o programa em quarto lugar no horário em que foi transmitido, atrás de programas como "Extreme Makeover: Home Edition", ("People + Arts"), "Uma Família da Pesada" ("Fox") e "American Dad" ("FX").
A greve de roteiristas de cinema e televisão nos Estados Unidos, que começou em novembro do ano passado, obrigou a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, entidade que realiza a premiação do Globo de Ouro, a suspender a cerimônia de entrega e a substituí-la por uma entrevista coletiva.
A "NBC", que iria transmitir toda a cerimônia, optou por veicular um programa especial, no qual dois apresentadores leram os nomes dos vencedores.
Os prêmios People's Choice Awards, na semana passada, também sofreram uma grande queda na audiência: 5,3 milhões de telespectadores deixaram de assistir a cerimônia em comparação ao ano passado.
A cerimônia, retransmitida pela emissora "CBS" - afetada pela greve - também foi reduzida para um programa habitual de entretenimento, no qual os agraciados deram seus agradecimentos em entrevistas gravadas.
Agora todos os olhos estão voltados para a festa do Oscar, prevista para 24 de fevereiro e que pode seguir o exemplo do Globo do Ouro, com o anúncio dos premiados em uma entrevista coletiva caso a greve dos roteiristas continue.
Apesar das expectativas negativas que cercam a maior cerimônia de premiação de Hollywood, a rede de televisão "ABC" disse na semana passada estar "confiante" em transmitir o evento. | |