14/01/2008 - 00h44 "Desejo e Reparação" ganha o prêmio de melhor filme dramático em Globo de Ouro equilibrado Da Redação A produção inglesa "Desejo e Reparação" foi a vencedora do prêmio melhor filme dramático em um Globo de Ouro equilibrado e bastante desaminado - por causa do boicote de atores, em apoio à greve dos roteiristas de Hollywood.
Em um evento sem tapete vermelho e sem discursos, realizado em Los Angeles, jornalistas da área de entretenimento anunciaram os vencedores em 14 categorias de cinema.
Quatro filmes levaram dois prêmios cada: "Desejo e Reparação" (melhor filme dramático e melhor trilha sonora", "Sweeney Todd" (melhor filme e melhor ator de comédia ou musical para Johnhy Depp, "O Escafandro e a Borboleta" (melhor diretor para Julian Schnabel e melhor filme em língua estrangeira) e "Onde os Fracos Não Têm Vez" (melhor roteiro para Joel e Ethan Coen e melhor ator coadjuvante para o espanhol Javier Bardem).
Os outros vencedores ficaram com uma estatueta cada: melhor ator dramático para Daniel Day-Lewis ("Sangue Negro"), melhor atriz dramática para Julie Christie ("Longe Dela"), melhor atriz em comédia ou musical para a francesa Marion Cotillard ("Piaf - Um Hino ao Amor"), melhor atriz coadjuvante para Cate Blanchett ("I'm Not There"), melhor animação para "Ratatouille" e melhor canção para "Na Natureza Selvagem".
A divisão de prêmios indica que o Oscar deste ano deverá ser bastante equilibrado, já que o Globo de Ouro - realizado pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood - é considerado uma prévia do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
A grande dúvida na indústria cinematográfica é saber se a greve dos roteiristas afetará o Oscar. Os indicados ao prêmio deverão ser anunciados no próximo dia 23, e a cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para 24 de fevereiro.
A seguir, a lista completa dos vencedores do 65° Globo de Ouro:
Melhor filme - Drama
"Desejo e Reparação"
Melhor filme - Comédia ou musical
"Sweeney Todd"
Melhor diretor
Julian Schnabel - "O Escafandro e a Borboleta"
Melhor roteiro
Ethan e Joel Coen - "Onde os Fracos Não Têm Vez"
Melhor ator - Drama
Daniel Day-Lewis - "Sangue Negro"
Melhor ator - Comédia ou musical
Johnny Depp - "Sweeney Todd"
Melhor atriz - Drama
Julie Christie - "Longe Dela"
Melhor atriz - Comédia ou musical
Marion Cotillard - "Piaf - Um Hino ao Amor"
Melhor ator coadjuvante
Javier Bardem - "Onde os Fracos Não Têm Vez"
Melhor atriz coadjuvante
Cate Blanchett - "I'm Not There"
Melhor canção original
"Guaranteed", de "Na Natureza Selvagem"
Melhor filme de animação
"Ratatouille"
Melhor trilha sonora
Dario Marianelli, "Desejo e Reparação"
Melhor filme em língua estrangeira
"O Escafandro e a Borboleta" | |