UOL Entretenimento Cinema
 
04/12/2008 - 18h43

"Slumdog Millionaire" leva primeiro prêmio da temporada do Oscar

NOVA YORK (Reuters) - "Slumdog Millionaire", do diretor Danny Boyle, foi escolhido melhor filme de 2008 pelo Conselho Nacional de Crítica Cinematográfica, na quinta-feira. Foi o primeiro prêmio importante na temporada do Oscar 2009.

Clint Eastwood recebeu o prêmio de melhor ator por "Gran Torino", e Anne Hathaway foi apontada melhor atriz por "O Casamento de Rachel". David Finchner foi considerado melhor diretor por "O Curioso Caso de Benjamin Button".

Sinais de reconhecimento dos críticos de cinema, como esses, são úteis nas campanhas de marketing dos estúdios enquanto disputam atenção para seus filmes antes da entrega dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (o Oscar), em fevereiro.

O troféu de melhor ator coadjuvante ficou com Josh Brolin, por "Milk", e o de melhor atriz coadjuvante foi dado a Penelope Cruz, por "Vicky Cristina Barcelona".

"'Slumdog Millionaire', com direção brilhante de Danny Boyle e atuações incríveis, conta uma história apaixonante sobre a coragem e determinação de um homem pela mulher que ele ama", comentou Anne Schulhof, presidente do Conselho Nacional de Crítica Cinematográfica.

Baseado no best-seller "Sua Resposta Valhe Um Bilhão," de Vikas Swarup, o filme conta a história de um rapaz pobre na Índia que tem a chance de ganhar milhões no game show de TV "Who Wants To Be a Millionaire", enquanto tenta reencontrar a garota que ama e que perdeu.

O roteiro é de Simon Beaufoy, que dividiu o prêmio de melhor roteiro adaptado com Eric Roth ("O Curioso Caso de Benjamin Button"), e o astro do filme, Dev Patel, ganhou o troféu de atuação inovadora.

Na categoria de melhor filme estrangeiro, o vencedor foi o filme russo "Mongol". O troféu de melhor longa animado ficou com "Wall-E", o de melhor documentário, com "Man on a Wire", o de melhor elenco, com "Doubt", e o de melhor roteiro original foi entregue a Nick Schenk por "Gran Torino".

Na próxima semana a Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles e o Círculo de Críticos de Cinema de Nova York vão anunciar os vencedores de seus prêmios, e os Globos de Ouro (cujos vencedores são escolhidos pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood) e os Critics Choice Awards (escolhidos pela Associação de Críticos de Cinema e Televisão) vão anunciar suas indicações. Suas cerimônias de entrega de prêmios terão lugar em janeiro.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host