UOL Entretenimento Cinema
 
11/01/2009 - 23h06

"Slumdog Millionaire" leva quatro Globos de Ouro, e Kate Winslet vence duas vezes

ALESSANDRO GIANNINI
Editor de UOL Cinema
(atualizado às 2h36)

Dois anos depois de promover a última festa e um após a austera coletiva de imprensa que anunciou os vencedores de 2008, o Globo de Ouro chegou à 66ª edição com prestígio renovado. A Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood investiu numa volta retumbante para apagar a lacuna imposta pela greve dos roteiristas. Pelo que se apresentou no tradicional jantar do Beverly Hilton Hotel, a estratégia funcionou como esperavam.

  • Veja os ganhadores dos prêmios de TV

    Reuters
    Kate Winslet se emociona depois de receber seu segundo Globo de Ouro na noite
    MAIS FOTOS DA CERIMÔNIA
    CELEBRIDADES NO TAPETE VERMELHO
    OS PREMIADOS EM TELEVISÃO
    "Slumdog Millionaire", que conta a história de um concorrente da versão indiana do programa de televisão "Who Wants To Be a Millionaire?", foi o grande vencedor da noite, com quatro Globos de Ouro, inclusive o de filme e de direção para Danny Boyle. Kate Winslet quebrou a banca e levou dois troféus para casa, o de melhor atriz coadjuvante por "O Leitor" e de melhor atriz por "Foi Apenas um Sonho".

    Entre os momentos mais emocionantes da noite, o anúncio do prêmio póstumo de melhor ator coadjuvante para Heath Ledger, por "Batman - O Cavaleiro das Trevas", que foi recebido pelo diretor do filme, Christopher Nolan. E também a entrega do troféu Cecil B. De Mille pelo conjunto da obra para Steven Spielberg, que deveria ter sido entregue no ano passado, mas foi adiado por conta da greve dos roteiristas.

    As gafes não foram muitas, mas serão comentadas. A mais evidente foi cometida pelo comediante inglês Sacha Baron Coen, que apresentou o prêmio de melhor filme de comédia ou musical - vencido por "Vicky Cristina Barcelona". Na sua fala de apresentação, ele incluiu piadinhas nada gentis sobre Victoria Beckham, Charlie Sheen e Madonna e Guy Ritchie. Ao fim, foi vaiado e reagiu timidamente, antes de seguir adiante.

    Sem o glamour do Oscar e num clima bem informal, a festa começou com Jennifer Lopez, que apresentou o primeiro prêmio da noite, para melhor atriz coadjuvante. Kate Winslet ganhou por "O Leitor". Muito nervosa, a atriz subiu ao palco e leu uma longa lista de agradecimentos, que incluiu suas concorrentes e praticamente todas as pessoas com quem trabalhou, além de sua família, o diretor Sam, Mendes, e os filhos.

    Ela repetiria a dose mais tarde, após receber o Globo de Ouro de melhor atriz dramática por "Foi Apenas um Sonho". Em um longo discurso, permeado por interjeições para se "recompor", agradeceu novamente às concorrentes, com enfase em Angelina Jolie; à equipe de produção do filme e aos filhos.

    Divulgação
    O papel de Coringa rendeu a Heath Ledger o prêmio de ator coadjuvante; acima, o diretor Christopher Nolan recebe o prêmio por Ledger
    MAIS FOTOS DA CERIMÔNIA
    CELEBRIDADES NO TAPETE VERMELHO
    OS PREMIADOS EM TELEVISÃO
    Sting subiu ao palco para apresentar o prêmio de melhor canção. O ex-integrante da banda The Police entregou Globo de Ouro para Bruce Springsteen pela canção-tema de "O Lutador" ("The Wrestler"). O cantor e compositor agradeceu fazendo piada com Clint Eastwood, também indicado na categoria, por "Gran Torino". "É a primeira vez que concorro a um prêmio com Clint Eastwood", disse ele, que provocou o riso geral da platéia. Eastwood não riu junto.

    "O Lutador" recebeu também o prêmio de melhor ator, que foi para Mickey Rourke, em seu retorno para o cinema. Rourke foi muito aplaudido e, como sempre faz quando fala publicamente sobre o filme, agradeceu Darren Aronofski por tê-lo resgatado do ostracismo. Como agradecimento ao ator, que chamou-o de "durão", Aronofski mandou-lhe da mesa onde estava sentado um sinal com um dos dedos da mão direita.

    A banda jovem Jonas Brothers anunciou o prêmio de melhor animação para "Wall-E", que foi recebido pelo diretor Andrew Stanton. Sally Hawkins, vencedora na categoria melhor atriz de comédia ou musical por "Simplesmente Feliz", também fez um discurso muito emocionado.

    A animação "Waltz With Bashir" superou candidatos fortes, como o italiano "Gomorra", na premiação de melhor filme estrangeiro. O diretor israelense Ari Folman recebeu o Globo, mas foi diplomático. "Espero que quando meus bebês assistirem ao filme no futuro possam vê-lo apenas como um videogame de uma realidade que eles não viverão mais", disse.

    O primeiro prêmio de "Slumdog Millionaire" foi para o roteirista Simon Beaufoy. O filme de Danny Boyle foi o primeiro a superar a barreira do prêmio único em cinema, ao conquistar também o troféu de melhor trilha sonora. O compositor indiano A. R. Rahman subiu ao palco para recebê-lo.

    Boyle aumentou ainda mais a conta de seu filme na noite, elevando para três o número de troféus conquistados. O cineasta, que rodou a fita na Índia, fez um discurso emocionado e agradeceu especialmente os atores com quem trabalhou. A consagração veio no encerramento da festa, com o anúncio do quarto prêmio, o de melhor filme dramático.

    Com um ano de atraso, Steven Spielberg recebeu o prêmio Cecil B. De Mille pelo conjunto da obra. No ano passado, a homenagem a Spielberg foi cancelada devido à greve dos roteiristas. Valeu a espera, diante do discurso de Martin Scorsese, que comparou o amigo a nomes como D.W. Griffith e o próprio Cecil B. De Mille que dá nome ao troféu, e do clipe com cenas de filmes e de bastidores com o cineasta. Spielberg, no discurso de agradecimento, devolveu a rasgação de seda dizendo que ali diante dele estava sua própria inspiração, Scorsese.
  • Compartilhe:

      Siga UOL Cinema

      Sites e Revistas

      Arquivo

      Hospedagem: UOL Host