UOL Entretenimento Cinema
 
11/01/2009 - 13h24

Depois de edição frustrante, Globo de Ouro retorna maior e melhor do que nunca

David Germain

LOS ANGELES, EUA (AP) - Depois que a greve dos roteiristas acabou com o Globo de Ouro no ano passado, os organizadores prometeram que voltariam, maiores e melhores do que nunca.

AP/Matt Sayles
Vários troféus Globo de Ouro, agora com desenho novo, que serão entregues na festa de hoje


Os fãs saberão hoje, a partir das 23h, com transmissão ao vivo para o Brasil pelo canal de televisão por assinatura TNT, quando o 66º Globo de Ouro, a segunda maior festa do cinema de Hollywood, retornar em toda sua glória.

Evento mais solto e relaxado do que o Oscar, a cerimônia de entrega do Globo de Ouro é um jantar em que a elite de Hollywood compartilha comida e bebida, às vezes indo além do que deveria e tomando certas liberdades - foi em uma dessas ocasiões em que Jack Nicholson fez a platéia inteira rir.

O programa deste ano, no entanto, deve ser marcado por pelo menos um momento solene. Quase um ano depois de sua morte, Heath Ledger pode ser homenageado como melhor ator coadjuvante por sua intensa interpretação como Coringa no blockbuster "Batman - O Cavaleiro das Trevas".

Outros indicados para os prêmios de atores incluem Angelina Jolie por "A Troca" e seu parceiro romântico Brad Pitt por "O Curioso Caso de Benjamin Button"; os astros de "Titanic" Leonardo DiCaprio e Kate Winslet pelo filme que os reuniu novamente, "Foi Assim Que Aconteceu"; Tom Cruise e Robert Downey Jr. por "Trovão Tropical", e Anne Hathaway por "O Casamento de Rachel".

Winslet também tem uma indicação por "O Leitor", enquanto Meryl Streep compete por dois prêmios, atriz dramática com "Dúvida" e atriz de musical ou comédia com "Mamma Mia!".

"O Curioso Caso de Benjamin Button", "Dúvida" e "Frost/Nixon" lideram a competição com cinco indicações cada.

No ano passado, a festa de entrega do Globo foi passada depois que os atores disseram que não participariam em respeito aos piquetes do Sindicatos de Roteiristas Americanos (Writers Guild of America, WGA), que começou uma longa greve contra os produtores. No lugar dela, houve apenas o anúncio formal dos vencedores em uma entrevista coletiva.

Um dos homenageados de 2008 finalmente vai receber o seu prêmio. Os organizadores queriam presentear Steven Spielberg com o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto de sua obra, mas a greve atrasou essa ocasião em um ano.

O Globo de Ouro serve como termômetro do Oscar, muitas vezes para sinalizar revelações que podem ficar na sombra das grandes estrelas. Relativamente desconhecida em 1999, Hillary Swank ganhou o prêmio de atriz dramática naquele ano por "Meninos Não Choram". Depois, no Oscar, Swank ganhou de Annette Bening, que concorria por "Beleza Americana" e era considerada favorita.

Os vencedores do Globo sempre conseguem um empurrãozinho para o Oscar, cuja votação termina amanhã, segunda (12). As indicações para o Oscar são anunciados em 22 de janeiro. A cerimônia de entregam se realiza um mês depois, em 22 de fevereiro.

O Globo de Ouro é promovido pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, um grupo de cerca de 90 repórteres que cobrem entretenimento para publicações de fora dos Estados Unidos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host