"Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano", de Beatriz Seigner, e "Um Homem Qualquer", de Caio Vecchio, são os dois longas brasileiros que concorrem ao Troféu Bandeira Paulista da 33ª Mostra Internacional de Cinema, que será entregue na noite de encerramento do evento na próxima quinta-feira (05).
Outros dez filmes também disputam o prêmio. A lista foi apresentada na manhã deste sábado, pelo diretor da Mostra, Leon Cakoff, durante uma coletiva com o júri da mostra competitiva, composto pelo turco Ali Özgentürk, o sérvio Goran Paskaljevic, o chileno Marco Bechis, a brasileira Suzana Amaral, todos cineastas, e crítico de cinema francês, ex-diretor da revista "Cahiers du Cinema", Jean-Michel Frodon.
Durante a coletiva, todos os cinco foram unânimes em elogiar a iniciativa da Mostra de dar a chance ao público de votar uma lista de finalistas que agora serão avaliados pelo júri oficial, de onde sairá o grande vencedor do Festival. "Isso ajuda a educar cinematograficamente o público", explica Özgentürk.
Confira abaixo a lista com os 12 finalistas da Mostra:
"A família Wolberg", de Alex Ropert - França
"Bollywood Dream - O sonho bollywoodiano", de Beatriz Seigner - Brasil
"Cúmplices", de Frédéric Mermoud - França/Suiça
"Dor-Fantasma", de Mathias Emcke - Alemanha
"Mau Dia Para Pescar", de Alvaro Brachner - Uruguai e Espanha
"Metropia", de Tarik Saleh - Suécia
"O Aniversário", de Marco Filiberti - Itália
"Os Dispensáveis", de Andreas Arnstedt - Alemanha
'Querido Lemon Lima", de Suzi Yoonessi - EUA
"Um Homem Qualquer", de Caio Vecchio - Brasil
"Voluntária Sexual", de Kyong-Duk Cho - Coréia do Sul
"Zero", de Pawel Borowski - Polônia
Além dessas 12 ficções, também foram divulgados os cinco documentários mais bem votados:
"Almas Alemã - A vida na colônia Dignidad", de Martin Farkas e Matthias Zuber - Alemanha
"Kimjogilia", de N. C. Hiekin - EUA/ Coréia do Sul/ França
"O Abraço Corporativo", de Ricardo Kauffman - Brasil
"O Inferno de Clouzot", de Serge Bromberg e Ruxandra Medrea - França
"Tom Zé - Astronauta Libertado", de Ígo Iglesias Gonzales - Espanha
Altas e Baixas Além da divulgação da lista dos filmes que concorrem ao prêmio, foi confirmada na manhã de sábado, pela assessoria de imprensa da Mostra, a presença dos diretores de "I Love You Phillip Morris", Glenn Ficarra e John Requa, e de Rodrigo Santoro, que está no elenco do filme. Nele, o ator brasileiro faz o papel de namorado de Jim Carey, O longa tem sessões na Mostra a partir de domingo.
Por outro lado, a atriz francesa Fanny Ardant, que é homenageada na 33a Mostra não poderá mais vir ao Brasil por conta de sua peça "Music Hall", que cumpre temporada na Europa. No entanto, ela é representada no evento por uma série de filmes nos quais atuou, e sua estreia na direção, "Cinzas e Sangue".
Outra baixa do Festival é o cineasta Amos Gatai, cuja presença também havia sido confirmada. Ele não poderá vir a São Paulo por motivos de saúde. O evento apresenta dois filmes do diretor: "Carmel" e "A Guerra dos Filhos da Luz Contra os Filhos das Trevas".