UOL Entretenimento Cinema
 
04/11/2009 - 16h24

Rodrigo Santoro apresenta filme e faz debate com diretores em SP

MARINA VERGUEIRO
Colaboração para o UOL
Para uma platéia composta majoritariamente por estudantes de cinema, Rodrigo Santoro apresentou o longa-metragem "I Love You Phillip Morris" ao lado dos diretores Glenn Ficarra e John Requa, que também são os responsáveis pelo roteiro. Antes da projeção, o ator brasileiro contou que o filme só tinha sido exibido outras duas vezes, nos festivais de Sundance e Cannes, e por isso estava muito feliz em traze-lo ao Brasil para a 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
  • Roberto Setton/UOL

    Rodrigo Santoro durante debate sobre o filme "I Love You Phillip Morris", de Glenn Ficarra e John Requa, do qual ele participa ao lado do canadense Jim Carrey e do escocês Ewan McGregor

O longa é baseado na biografia "I Love You Phillip Morris: A True Story of Life, Love, and Prison Breaks", de Steve McVicker, da qual foi suprimida quase 70% na versão cinematográfica. Segundo o cineasta Glenn Ficarra, a idéia era focar no romance entre a personagem de Jim Carrey (Steven Russell) e a de Ewan McGregor (Phillip Morris), que se apaixonam enquanto cumpriam pena em um presídio no Texas.

"Como fazer uma prisão o lugar mais romântico do mundo?", pergunta-se o diretor John Requa diante da platéia na Faap, em São Paulo. Dada a dificuldade do cenário, Requa conta que a produção trabalhou basicamente com cores e luzes e que viam o surgimento dessa paixão como uma "flor que nasce em um monte de cocô".

Tanto Carrey quanto McGregor não receberam cachês para o trabalho em "I Love You Phillip Morris", já que o longa teve dificuldades para conseguir financiamento nos Estados Unidos e acabou sendo rodado com capital francês. Os diretores contaram que embora tratem de maneira muito aberta a homossexualidade, acreditam que o tema não tenha sido responsável pela dificuldade de captar recursos. Requa lembrou que o longa foi exibido para algumas entidades GLBT e que o resultado foi muito positivo. "Eles nos agradeceram por fazer um filme engraçado e não sobre as agruras de ser gay", conta.

Santoro faz uma pequena, porém memorável participação como o primeiro namorado do protagonista, após tomar a decisão de não mais esconder sua sexualidade. "Jim Carrey é um ator muito criativo e quer experimentar, mas não necessariamente mudando o texto", explica Rodrigo quando indagado sobre as conhecidas improvisações do ator canadense.

O brasileiro aproveitou para contar que no primeiro semestre de 2010 deve começar a filmar um filme sobre a vida do jogador de futebol Heleno de Freitas, que será dirigido por José Henrique Fonseca.

I LOVE YOU PHILLIP MORRIS
HSBC Belas Artes 2 - 05/11/2009 - 19h50 (Quinta)

Para mais informações, visite o Especial da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde se encontra a cobertura completa do evento com notícias, vídeos, fotos e serviços. Para a programação completa da Mostra, acesse o site oficial.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host