Topo

Eddie Redmayne ganha Oscar ao viver Stephen Hawking em "A Teoria de Tudo"

Do UOL, em São Paulo

23/02/2015 01h51

O inglês Eddie Redmayne levou a estatueta de melhor ator no Oscar 2015, por sua atuação em "A Teoria de Tudo”. É o primeiro Oscar do ator, que concorria na categoria com Michael Keaton ("Birdman”) --considerado favorito--, Steve Carell ("Foxcatcher"), Bradley Cooper ("Sniper Americano") e Benedict Cumberbatch ("O Jogo da Imitação").

Em "A Teoria de Tudo”, Redmayne interpreta o físico Stephen Hawking na juventude, quando ele começou a fazer suas primeiras descobertas e foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica. Doença severa que, não entanto, não o impediu de se tornar um dos mais respeitados cientistas do mundo.

Visivelmente emocionado, Redmayne dedicou a estatueta a Stephen Hawking. "Estou a par de que tenho muita, muita sorte. Isso pertence a pessoas ao redor do mundo que lutam contra a esclerose", discursou, antes de prometer que seria o guardião da estatueta, que na realidade deveria ser de Hawking.

Apesar se destacar justamente por como retratou a doença do personagem, Redmayne afirmou que não queria que o foco ficasse na parte física. “Não queria que o filme fosse sobre a fisicalidade, queria que isto estivesse tão assimilada para que fosse sobre a história e não sobre a doença”, disse ele na sala de imprensa, sobre sua extensa pesquisa antes das filmagens.

Em 2014, o Oscar de melhor ator foi para Matthew Mcconaughey, por "Clube de Compras Dallas".

A 87ª cerimônia do Oscar foi realizada na noite deste domingo (22), no Dolby Theatre, em Hollywood, Los Angeles.