Topo

Polonês "Ida" vence Oscar de filme estrangeiro

Do UOL, em São Paulo*

22/02/2015 23h11

O filme polonês "Ida", dirigido por Pawel Pawlikowski, foi o vencedor do Oscar de filme estrangeiro. O longa conta a história de uma jovem que viveu a vida inteira em um convento, mas é enviada para conhecer a história de sua família, afetada pelo Holocausto, antes de se tornar freira.

"Fiz esse filme em preto e branco, cheio de silêncios... e agora estamos aqui, no meio de todas essas cores e barulho! A vida é mesmo cheia de supresas", ironizou o diretor Pawel Pawlikowski, em um discurso arrastado que chegou a ser interrompido duas vezes com a temida trilha sonora usada para calar os vencedores que falam demais.

Continua após publicidade

Além dos produtores e distribuidores, Pawlikowski também dedicou o prêmio a seus "amigos poloneses que estão bebendo em frente à TV" e aos filhos que, "com sorte, também estão me assistindo".

Na sala de imprensa, após receber o prêmio, Pawlikowski foi questionado porque alongou tanto seu discurso, ignorando a música para encerrar o falatório. "Foi por causa dos meus filhos”, ele comentou. “Espero que eles estejam assistindo. O que eu queria dizer é que isto [o Oscar] é demais, é maravilhoso, mas meus filhos são a coisa mais importante da vida, são meus prêmios de verdade.”

A Polônia já havia sido indicada dez vezes ao Oscar e esta foi a primeira vez que o país saiu vencedor. “Minha esperança é que isto encoraja o público a ver mais filmes poloneses de novo. E que os diretores poloneses corram riscos, façam coisas originais e desafiadoras. Que este Oscar seja um encorajamento”, disse Pawlikowski.

Entre os indicados, "Ida" desbancou o argentino "Relatos Selvagens" e o russo "Leviatã", que era considerado um dos favoritos na categoria.

Outros prêmios

Mais cedo, J.K. Simmons recebeu a estatueta de melhor ator coadjuvante, "O Grande Hotel Budapeste" ganhou dois prêmios: figurino e cabelo e maquiagem.

* Com reportagem de Fernanda Ezabella, em Los Angeles

Blogueiros comentam o Oscar 2015
1 | 0

4 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Marta Martins

Precisava ser em P&B e com o nome em vermelho...ficou parecendo que queriam remeter algo da Lista de Schidler.

Baderelson

Achei Ida um filme extremamente comovente, o tipo de filme que faz você ficar pensando na história por alguns dias. Um excelente roteiro, com um drama profundamente humano, sobre um período obscuro da vida no Leste Europeu pós-guerra. Acho que foi uma escolha corajosa e merecida.

publicidade