Polonês "Ida" vence Oscar de filme estrangeiro
O filme polonês "Ida", dirigido por Pawel Pawlikowski, foi o vencedor do Oscar de filme estrangeiro. O longa conta a história de uma jovem que viveu a vida inteira em um convento, mas é enviada para conhecer a história de sua família, afetada pelo Holocausto, antes de se tornar freira.
"Fiz esse filme em preto e branco, cheio de silêncios... e agora estamos aqui, no meio de todas essas cores e barulho! A vida é mesmo cheia de supresas", ironizou o diretor Pawel Pawlikowski, em um discurso arrastado que chegou a ser interrompido duas vezes com a temida trilha sonora usada para calar os vencedores que falam demais.
Além dos produtores e distribuidores, Pawlikowski também dedicou o prêmio a seus "amigos poloneses que estão bebendo em frente à TV" e aos filhos que, "com sorte, também estão me assistindo".
Na sala de imprensa, após receber o prêmio, Pawlikowski foi questionado porque alongou tanto seu discurso, ignorando a música para encerrar o falatório. "Foi por causa dos meus filhos”, ele comentou. “Espero que eles estejam assistindo. O que eu queria dizer é que isto [o Oscar] é demais, é maravilhoso, mas meus filhos são a coisa mais importante da vida, são meus prêmios de verdade.”
A Polônia já havia sido indicada dez vezes ao Oscar e esta foi a primeira vez que o país saiu vencedor. “Minha esperança é que isto encoraja o público a ver mais filmes poloneses de novo. E que os diretores poloneses corram riscos, façam coisas originais e desafiadoras. Que este Oscar seja um encorajamento”, disse Pawlikowski.
Entre os indicados, "Ida" desbancou o argentino "Relatos Selvagens" e o russo "Leviatã", que era considerado um dos favoritos na categoria.
Outros prêmios
Mais cedo, J.K. Simmons recebeu a estatueta de melhor ator coadjuvante, "O Grande Hotel Budapeste" ganhou dois prêmios: figurino e cabelo e maquiagem.
* Com reportagem de Fernanda Ezabella, em Los Angeles
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.