Topo

Woody Allen abre Cannes; filme brasileiro compete por prêmio principal

Julien Pretot

De Cannes, França

10/05/2016 22h30

A 69ª edição do Festival de Cinema de Cannes começará na quarta-feira com uma programação encabeçada por Woody Allen e vários diretores reconhecidos, que apresentarão os seus últimos filmes no encontro, realizado todos os anos na Costa Azul francesa, no qual um filme brasileiro tentará levar a Palma de Ouro.

O festival, que vai até 22 de maio, abrirá com o filme de Allen “Café Society”, estrelado por Jesse Eisenberg e Kristen Stewart, sobre um jovem que chega a Hollywood na década de 1930 na expectativa de trabalhar na indústria cinematográfica.

“Quando formos velhos diremos a nossos filhos: ‘Sabem, eu vivi na época em que os filmes de Woody Allen estreavam’. Creio que ele é um dos melhores cineastas”, afirmou Thierry Fremaux, diretor do festival, à Reuters.

Apesar de seus filmes nunca terem participado da competição, Allen é um dos preferidos de Cannes, e este será o terceiro ano em que ele abre o festival.

O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho é o único cineasta sul-americano a participar da competição principal. O filme dele, "Aquarius", conta a história de uma crítica musical, interpretada por Sônia Braga, que entra numa disputa contra um consórcio que deseja comprar o antigo edifício em que ela mora.

Vários rostos habituais no balneário francês apresentarão os seus filmes na principal competição. Entre eles, os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, que ganharam duas vezes a Palma de Ouro, o prêmio máximo do festival, e que agora mostrarão “The Unknown Girl”.

Outro ganhador da Palma que volta a Cannes é o inglês Ken Loach, que chega com “I, Daniel Blake”. Também estarão na França Bruno Dummont, Jim Jarmusch – que apresenta duas obras, incluindo um documentário sobre Iggy Pop –, Park Chan-wook e o espanhol Pedro Almodóvar, que já foram premiados no festival.

Os filmes de Jarmusch e o de Allen são três das cinco obras distribuídas pela Amazon e marcam a estreia do gigante de serviços de transmissão online de vídeo em Cannes.

Fora da competição oficial, haverá a cota adicional de glamour com a presença de Julia Roberts, que estreia em Cannes com o filme “Jogo do Dinheiro”, dirigido por Jodie Foster. Julia Roberts é acompanhada por George Clooney no filme.

Também fora da mostra competitiva será exibido “O Bom Gigante Amigo”, o novo filme de Steven Spielberg, com base em livro de Roald Dahl.

O diretor de "Mad Max", o australiano George Miller, vai liderar o júri da competição.