Por Cameron French
TORONTO (Reuters) - O festival de cinema de Toronto dará o pontapé inicial extra-oficial na temporada do Oscar esta semana, com distribuidores ansiosos para ver possíveis candidatos a prêmios e, quem sabe, trazer à tona o sucesso inesperado deste ano.
A 33a edição do festival será inaugurada na quinta-feira com a sessão de gala de "Passchendaele", do diretor canadense Paul Gross, sobre a catastrófica batalha de mesmo nome na 1a Guerra Mundial.
Muitos dos 249 longas-metragens a serem mostrados já foram exibidos anteriormente este ano em festivais como Cannes e Veneza, mas Toronto é visto como plataforma de lançamento para as estréias norte-americanas e para filmes que vão candidatar-se ao Oscar.
Este ano o festival vai exibir 312 longas e curtas de 64 países ao longo de dez dias. É uma programação um pouco menor que a do ano passado, mas com sabor internacional --especialmente sul-americano-- mais pronunciado.
Frequentemente descrito como "festival do povo" devido à relativa facilidade do público em conseguir ingressos, Toronto não tem mostra competitiva formal, mas confere o prêmio "Escolha Popular", com base nos votos do público.
Entre os 116 filmes que farão sua estréia mundial estarão "Miracle at St. Anna", de Spike Lee, sobre um grupo de soldados afro-americanos na Itália na 2a Guerra Mundial, e "The Lucky Ones", estrelado por Tim Robbins, sobre um grupo de veteranos que retornam da guerra do Iraque.
Mas os distribuidores também estarão atentos para a possibilidade de fechar contratos com filmes desconhecidos que tenham o potencial de fazer sucesso, como "Juno", que no ano passado surgiu em Toronto e acabou recebendo o Oscar de melhor roteiro original, além de ser indicado em três outras categorias.
MENOS CANDIDATOS AO OSCAR?
Ainda é cedo para ter uma idéia boa da qualidade dos filmes deste ano, mas o crítico de cinema Pete Hammond disse que há alguns potenciais candidatos fortes a Oscar que serão lançados mais tarde este ano e não serão vistos em Toronto.
Outras estréias que chamarão a atenção em Toronto incluem o documentário "Religulous", um olhar satírico sobre a religião organizada e criada pelo humorista Ball Maher e o produtor de "Seinfeld", Larry Charles, além de "The Secret Life of Bees", com Dakota Fanning e Queen Latifah numa adaptação do best-seller "A Vida Secreta das Abelhas", de Sue Monk Kidd.
Entre os filmes ansiosamente aguardados que já foram exibidos em outros festivais estão "Che", uma cinebiografia de 4,5 horas de duração do revolucionário Ernesto Che Guevara, dirigida por Steven Soderbergh, e a sátira de espionagem "Queime Depois de Ler", dos irmãos Joel e Ethan Coen, estrelada por Brad Pitt e George Clooney.
Brad Pitt estará entre as centenas de astros e celebridades que vão comparecer à maior cidade do Canadá antes do final do festival, em 13 de setembro.