TÓQUIO - O elenco de "Okuribito" - ou "Departures" (Partidas), como foi lançado nos EUA - se disse hoje, à Agência Efe, feliz por um filme "tão japonês" tenha atravessado "fronteiras e diferenças de idiomas", sendo indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Yojiro Takida, diretor deste filme que narra a história de um violoncelista desempregados que decide abandonar Tóquio e voltar ao seu povoado natal, arrisca, dizendo que, apesar de "muito japonês", ele trata de um tema comum a qualquer civilização: a morte.
"Departures", protagonizado pelo ator Masahiro Motoki e pela atriz Ryoko Hirosue, é um drama com pitadas de humor na história do protagonista, que acaba trabalhando em funerárias, carregando os cadáveres durante os enterros.
Para Motoki, a indicação é "um acontecimento incrível". Além dele, "Tsumiki no Ie" -lançado com o título em francês, "La Maison de Petits Cubes" (A Casa dos Pequenos Cubos)- é a outra produção japonesa que aspira a um Oscar este ano, na categoria de curtas de animação.
A história relata a vida de um idoso e sua família que sofrem diretamente os efeitos do aquecimento global, com sua casa sendo inundada cada vez que sobe o nível de água.