Por Bob Tourtellotte
LOS ANGELES (Reuters) - O drama "Quem Quer Ser um Milionário?" segue com a sua performance vitoriosa na temporada de premiações de Hollywood. No sábado, o escritor Simon Beaufoy ganhou o prêmio de melhor roteiro adaptado da Writers Guild of America, o sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos, pelo seu trabalho no filme.
Beaufoy não estava na cerimônia para receber o prêmio. Ele havia ido a Londres para a premiação da academia britânica.
"Milk - A Voz da Igualdade", sobre o político gay dos anos de 1970 Harvey Milk, levou melhor roteiro original. Dustin Lance Black fez um discurso em que provocou a comunidade gay a retomar o força na briga pela igualdade.
Black falou sobre como o legado de Milk o inspirou a sonhar que um dia o seu roteiro poderia virar um filme e alcançar muitas pessoas, com uma mensagem de mudança e esperança.
"As mudanças acontecem via os grandes sonhos," disse o roteirista a uma platéia de escritores de TV e cinema. "Juntem-se a mim e continuem essa luta por direitos civis."
No entanto, a noite foi de fato de "Quem Quer Ser um Milionário?", que conta a história de um garoto indiano que compete por amor e dinheiro em um programa de TV. Além do prêmio da associação de roteiristas, o filme já levou outros premiações de Hollywood e é o favorito para a estatueta de melhor filme na entrega do Oscar, em 22 de fevereiro.
A obra foi lembrada pelos sindicatos de produtores, diretores e atores dos Estados Unidos. Muitos dos membros dessas associações pertencem à academia que entrega o Oscar.
Em outros prêmios, o israelense "Valsa com Bashir" ganhou melhor documentário. Para a TV, a série "Mad Men" ficou com melhor drama, e "30 Rock", melhor comédia.