Por Kylie MacLellan e Paul Casciato
LONDRES (Reuters) - O filme "Quem Quer Ser um Milionário?" foi o grande vencedor do Bafta, o Oscar do cinema britânico, ao conquistar os prêmios de melhor filme, melhor diretor e cinco outras categorias, em mais um indicativo de sua força para a principal premiação do cinema mundial.
"Quem Quer Ser um Milionário?", filme britânico sobre um jovem que mora em uma favela de Mumbai e tenta ficar rico em um programa de TV, também foi destaque no Globo de Ouro, no mês passado, ganhando cinco prêmios, incluindo melhor drama.
O diretor do longa, Danny Boyle, fez um discurso moderado ao receber um dos prêmios no domingo, mas, antes no tapete vermelho, defendeu seu filme das críticas feitas na Índia. O título original, "Slumdog Millionaire", ofendeu os moradores de favelas do país. Além disso, os indianos criticam o retrato feito da pobreza indiana.
O diretor disse à Reuters que as crianças que participaram do filme foram bem pagas e que os produtores se esforçaram para garantir que elas sejam bem cuidadas depois que o filme for esquecido.
"Nós fizemos também um plano educacional para as crianças, o qual cumpriremos. E nós estaremos do lado delas até bem depois que os holofotes se apagarem", disse Boyle.
Kate Winslet, que ganhou dois Globos de Ouro no mês passado, venceu na categoria Melhor Atriz, por seu papel em "O Leitor".
"Quero agradecer ao meu pai e à minha mãe, para quem não vou olhar, senão vou romper em lágrimas", disse a atriz.
Mickey Rourke foi escolhido o melhor ator, por "O Lutador".