HOLLYWOOD - Depois de cinco indicações e cinco frustrações, Kate Winslet diz que aperfeiçoou seu sorriso de perdedora para a festa de entrega do Oscar, mas as previsões anunciam que dessa vez o prêmio deve ir mesmo para talentosa atriz britânica.
A interpretação de Winslet no drama "O Leitor", ambientado nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, faz dela uma favorita para vencer na categoria de melhor atriz, em que compete com Meryl Streep, Anne Hathaway, Angelina Jolie e Melissa Leo.
O "sorriso de vencedora" de Kate Winslet depois de receber o prêmio BAFTA por sua atuação em "O Leitor" (8/2/09) |
Winslet educadamente diz que adoraria ganhar o Oscar, mas este ano já está contente com o fato de competir com colegas de tanto talento. "Foi um ano fantástico, de interpretações extraordinárias de homens e mulheres de todas as partes", comentou a atriz no almoço que reuniu os indicados ao Oscar no início do ano.
"Portanto fazer parte dessa comunidade global do cinema neste ano em particular, com estas indicações, neste momento de minha vida, sinto como algo ainda mais comovente", acrescentou.
Mas diante a possibilidade de ver a ambicionada estatueta ir mais uma vez para as mãos de outra atriz, Winslet afirma que não terá dificuldades em esconder sua frustração.
"Já estive aqui tantas vezes e já perdi tantas vezes que, honestamente, agora sou capaz de fazer uma cara de perdedora muito boa", ironizou. "Aperfeiçoei essa calma zen e inexpressiva que é preciso ter no momento em que não dizem seu nome".
Vote na sua favorita ao Oscar de melhor atriz Saiba mais sobre as estatuetas do Oscar Momentos curiosos da história das premiações Os excluídos do Oscar: veja quem ficou de fora Quiz: O oscar é feito todo de ouro? Teste seus conhecimentos Conheça os atores e atrizes que concorrem ao prêmio A recordista: reveja as quinze indicações de Meryl Streep Organizadores prometem novidades na cerimônia A lista completa dos indicados ao Oscar 2009 Saiba quem tem mais chances de ganhar o Oscar e por quêWinslet - que já foi indicada ao Oscar por "Razão e Sensibilidade", "Titanic", "Íris", "Brilho eterno de uma mente sem lembranças" e "Pecados Íntimos" -, confessa que sua personagem Hanna Schmitz, em "O Leitor", foi o papel mais difícil de sua carreira.
"Assumir este papel foi aterrador porque não sabia se poderia fazê-lo pelo lado humano que devia mostrar dessa personagem repleta de demônios e um passado monstruoso".
"Tinha que fazer dela um ser humano. Fazer dela uma mulher capaz de um grande amor e de dar afeto, e também ser capaz de mostrar a vulnerabilidade e vergonha que ela sentia".
Nascida em 1975 em Reading, Inglaterra, Winslet vem de uma família de comediantes: os pais são atores de teatro, o avô era dono de um teatro e seu tio também era artista.