Los Angeles - Um documento publicado na internet com os nomes dos supostos vencedores na 81ª edição do Oscar e que teria sido assinado pelo presidente da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos foi qualificado hoje de "completa fraude" pelos membros da entidade.
O texto, que possui a suposta assinatura de Sid Ganis, presidente da Academia, traz a lista completa dos vencedores deste domingo na cerimônia que será realizada no Teatro Kodak, de Los Angeles.
Segundo o documento, Mickey Rourke seria eleito o Melhor Ator, enquanto Kate Winslet conquistaria o prêmio de Melhor Atriz, Heath Ledger, o de Melhor Ator Coadjuvante, e Amy Adams, o de Melhor Atriz Coadjuvante.
Além disso, "Quem quer ser um milionário?" e o cineasta Danny Boyle seriam escolhidos, respectivamente, o Melhor Filme e o Melhor Diretor.
"O documento é uma completa fraude", disse ao canal de televisão "E!" a porta-voz da Academia Leslie Unger, que explicou que os votos ainda estão sendo contados pela companhia Pricewaterhousecoopers (Pwc).
Reprodução da lista falsa que circula pela Internet |
"Só há duas pessoas que saberão a lista completa de ganhadores antes de serem abertos os envelopes durante a cerimônia", afirmou Unger. "O presidente da Academia não é informado do resultado antes nem cria uma lista sobre isso", destacou.
As duas pessoas às quais Unger se refere são Brad Oltmanss e Rick Rosas, funcionários da Pwc, que contaram recentemente que, como todos os anos, farão o ritual de memorizar o nome dos vencedores.
O envio das cédulas dos 5.810 membros eleitores da Academia só foi fechado na sexta-feira, e a Academia especificou que os resultados vão direto aos envelopes.