UOL Entretenimento Cinema
 
23/02/2009 - 02h49

Oscar confirma prêmios a alguns favoritos, mas traz surpresas

Los Angeles - O longa-metragem britânico "Quem quer ser um milionário?", que passou de azarão, quando foi lançado, a favorito em todos os festivais dos quais participou, foi hoje o grande vencedor da 81ª edição do Oscar, com oito estatuetas, entre elas a de melhor filme e melhor diretor.

A lista completa dos vencedores do Oscar 2009

A produção havia recebido dez indicações, e acabou ganhando como melhor filme, diretor, fotografia, edição, trilha sonora original, canção original, mixagem de som e roteiro adaptado.

O sucesso do longa deixou em segundo plano o filme que, com 13 candidaturas, era o que mais indicações tinha recebido nesta edição, "O curioso caso de Benjamin Button".

A produção americana que conta a história de um homem que nasce velho e vai rejuvenescendo ganhou apenas três prêmios técnicos - direção de arte, maquiagem e efeitos especiais.

"Milk - A voz da igualdade", a dramática biografia política de Harvey Milk em sua luta pelos direitos dos homossexuais, conquistou as estatuetas de melhor roteiro original e ator, com Sean Penn.

O astro recebeu seu segundo Oscar, após conquistar a estatueta de melhor ator por "Sobre Meninos e Lobos" (2003).

"Batman - O cavaleiro das trevas", o filme de maior bilheteria do ano, também recebeu dois prêmios - nas categorias ator coadjuvante e edição de som.

Muito emocionada, Kate Winslet ganhou o Oscar de melhor atriz pelo papel em "O Leitor", o primeiro de sua carreira, após ter sido seis vezes indicada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Ela derrotou a veterana Meryl Streep ("Dúvida"), indicada 15 vezes ao Oscar, mas que, até agora, só conquistou duas estatuetas - melhor atriz coadjuvante por "Kramer vs. Kramer", em 1980, e a melhor atriz por "A Escolha de Sofia", em 1983.

O casal Brad Pitt e Angelina Jolie, ambos candidatos a um Oscar como melhor ator e melhor atriz protagonista por "O curioso caso de Benjamin Button" e "A Troca", respectivamente, deixaram a festa de mãos vazias.

Penélope Cruz recebeu o primeiro Oscar da noite na categoria de melhor atriz coadjuvante pelo filme "Vicky Cristina Barcelona" e se tornou a primeira espanhola a conseguir o máximo reconhecimento da indústria do cinema americano.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando o australiano Heath Ledger, morto em janeiro de 2008, recebeu o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua interpretação do Coringa em "Batman - O cavaleiro das trevas".

Os pais e a irmã do intérprete subiram ao palco para recolher a estatueta em nome da filha de Ledger, Matilda, de três anos e herdeira do prêmio quando atingir a maioridade, segundo as regras da Academia.

Como esperado, "Wall-E" recebeu o prêmio de melhor animação; "A Duquesa" conquistou a estatueta de melhor figurino, enquanto o japonês "Departures" venceu como filme em língua estrangeira e "O Equilibrista" ganhou como melhor documentário.

A cerimônia da 81ª edição do Oscar teve mudanças, como anunciado pela Academia, mas o frescor trazido pelo apresentador Hugh Jackman foi se apagando ao longo da premiação.

O ator australiano, como se fosse um musical da Broadway, demonstrou seus dotes de cantor e dançarino enquanto narrava, de forma cômica, o argumento das fitas candidatas ao Oscar a melhor filme, um espetáculo para o qual contou com a cumplicidade da jovem atriz Anne Hathaway.

Ao longo do programa, o palco do teatro Kodak foi mudando de aspecto para a apresentação de cada um dos prêmios, mas o grande destaque foi a cortina com cerca de 100 mil cristais Swarovski que dominou a cena no começo - e que apresentou uma pequena falha, logo corrigida.

Uma das remodelações da cerimônia foi o fato de os prêmios de melhor atuação terem sido entregues por ganhadores do Oscar nessas mesmas categorias.

Desta forma, sobre o palco passaram, entre outros, Sophia Loren, Nicole Kidman, Anjelica Huston, Robert De Niro, Anthony Hopkins e Michael Douglas.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host