Por Bob Tourtellotte
LOS ANGELES (Reuters) - "Quem quer ser um milionário?" ganhou dois Oscars no domingo e é considerado o favorito para o prêmio de Melhor Filme. Já Penélope Cruz ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por "Vicky Cristina Barcelona" e o ator Heath Ledger ganhou um Oscar póstumo por "Batman -- O Cavaleiro das Trevas".
"Milionário" é o favorito ao prêmio de Melhor Filme e recebeu 10 indicações ao todo. O filme levou os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado, para Simon Beaufoy, e Melhor Cinematografia para Diretor de Fotografia, para Anthony Dod Mantle.
A cerimônia começou com um número musical de Hugh Jackman, sendo aplaudido de pé por astros como Brad Pitt, Angelina Jolie, Mickey Rourke e Anne Hathway, que cantou com Jackman no palco.
Após a apresentação de Jackman, Penélope Cruz recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. Segurando as lágrimas, ela agradeceu ao diretor de "Vicky Cristina Barcelona", Woody Allen. Ela é a primeira atriz espanhola a ganhar um Oscar.
Como esperado, Heath Ledger venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, pelo papel do Coringa em "Batman -- O Cavaleiro das Trevas". Ledger morreu no ano passado, de overdose acidental de remédios prescritos. Além dele, apenas Peter Finch ganhou um Oscar póstumo. O prêmio foi aceito pelos pais e pela irmã de Ledger.
Dustin Lance Black, roteirista de "Milk", levou o prêmio de Melhor Roteiro Original, enquanto Simon Beaufoy levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, por "Milionário". O roteiro de "Milionário" já havia sido premiado por outros grupos da indústria cinematográfica, como atores, diretores, produtores e os próprios roteiristas.
"Wall-E", sobre um robô que encontra o amor em uma Terra poluída, ganhou o Oscar de Melhor Animação.
"O Curioso Caso de Benjamin Button" levou duas estatuetas até agora, para Melhor Direção de Arte e maquiagem. Já "A Duquesa" ganhou o prêmio de Melhor Figurino.
"O Equilibrista" foi escolhido o Melhor Documentário.