Por Bob Tourtellotte
LOS ANGELES (Reuters) - "Quem quer ser um milionário?" confirmou o favoritismo na 81a edição do Oscar, levando oito prêmios neste domingo, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.
Danny Boyle levou a estatueta de Melhor Diretor pela sombria, mas esperançosa, história de um indiano pobre que compete em um programa de perguntas e respostas. O roteirista Simon Beaufoy venceu o prêmio de Roteiro Adaptado.
"Vocês foram tão generosos conosco nesta noite e eu quero agradecê-los por isso", disse Boyle à platéia ao aceitar seu Oscar.
Ele também agradeceu à família, aos produtores do filme e à cidade de Mumbai, onde "Milionário" foi filmado.
Kate Winslet levou o prêmio de Melhor Atriz por "O Leitor", no qual faz o papel de uma ex-guarda de prisão nazista que se envolve com um adolescente. Ela tentou segurar as lágrimas ao aceitar sua estatueta e lembrou de quando era uma menina de oito anos que sonhava em ganhar o prêmio mais importante do cinema.
Sean Penn conseguiu seu segundo Oscar pelo papel de Harvey Milk, um ativista gay em "Milk -- A Voz da Igualdade".
Penélope Cruz ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por "Vicky Cristina Barcelona" e o ator Heath Ledger ganhou um Oscar póstumo por "Batman -- O Cavaleiro das Trevas". Ledger é o segundo ator na história do Oscar a ganhar um Oscar depois de morrer. Ele morreu no ano passado, de overdose acidental de remédios prescritos.
Mas "Milionário" foi mesmo o grande vencedor da noite, conseguindo também prêmios nas categorias Melhor Fotografia, Mixagem de Som, Edição, Trilha Sonora e Melhor Canção.
A única surpresa da noite foi o Melhor Filme em Língua Estrangeira. "Departures", do Japão, levou o prêmio, derrotando o favorito israelense "Valsa com Bashir".
A cerimônia começou com um número musical de Hugh Jackman, sendo aplaudido de pé por astros como Brad Pitt, Angelina Jolie, Mickey Rourke e Anne Hathway, que cantou com Jackman no palco.
"Wall-E", sobre um robô que encontra o amor em uma Terra poluída, ganhou o Oscar de Melhor Animação.
Já "O Curioso Caso de Benjamin Button", líder de indicações, levou apenas três estatuetas.