UOL Entretenimento Cinema
 
24/02/2009 - 16h55

Audiência do Oscar aumenta, mas é a 3ª pior na história dos prêmios

Los Angeles - A 81ª edição dos Oscar de Hollywood foi vista por 36,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos, um aumento de 13% em relação a 2008, o que não impediu, no entanto, o índice de ser o terceiro pior resultado na história dos prêmios, informou hoje a imprensa local.

AP
O vencedor do Oscar de canção original, A. R. Rahman, apresenta a música "O Saya", de "Milionário"
MAIS FOTOS DA CERIMÔNIA DO OSCAR 2009
CELEBRIDADES DESFILAM NO TAPETE VERMELHO

O significativo aumento de espectadores situou a cerimônia do Oscar como o segundo programa mais acompanhado da temporada, só superado pela Super Bowl (final da liga de futebol americano), que atraiu 40,65 milhões de espectadores.

A entrega das estatuetas bateu os números da estreia da nova temporada de "American Idol", que foi vista por 30,42 milhões de pessoas.

Lista completa dos vencedores do Oscar 2009
Os excluídos do Oscar: veja quem ficou de fora
A recordista: reveja as quinze indicações de Meryl Streep
Saiba mais sobre as estatuetas do Oscar
Momentos curiosos da história das premiações
Quiz: O oscar é feito todo de ouro? Teste seus conhecimentos

As mudanças anunciadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA surtiram efeito e tornaram mais atraente a cerimônia deste ano, apesar de o filme vencedor, "Quem quer ser um milionário?", não ter sido exatamente um sucesso de bilheteria.

O programa, transmitido pela emissora "ABC", foi visto por 36,3 milhões de espectadores, 13% a mais que os 32 milhões de 2008, o pior resultado da história dos prêmios, e sensivelmente melhor que os dados de 2003, quando o espetáculo foi visto por 33 milhões de pessoas nos EUA.

A cerimônia de 2009 se transformou na terceira menos vista em termos de audiência nos últimos 40 anos.

A edição mais vista até agora foi a de 1998, com uma média de 55 milhões de espectadores, quando "Titanic" levou 11 prêmios.

O momento que reuniu mais pessoas em frente ao televisor foi no anúncio do vencedor de melhor ator coadjuvante, estatueta vencida por Heath Ledger, morto em janeiro de 2008.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host