UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

100 Garotas (2000)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
100 Garotas

Foi uma boa surpresa que chegou sem qualquer perspectiva ou referência. Era difícil imaginar que esta fita modesta tivesse um roteiro inteligente e divertido. Talvez até inteligente demais (o protagonista que é pouco mais do que um adolescente fala coisas de uma profundidade e maturidade acima de sua idade!).

E, se tem um defeito, é que há excesso de boas idéias, com as frases e situações deste filme daria fácil para realizar dois outros e ainda ficava sobrando. O diretor roteirista Michael Davis literalmente esbanja talento, certamente na ânsia de dizer tudo o que sentia sobre o assunto: as mulheres.

É muito raro encontrar um cineasta que como ele goste tanto das mulheres (em geral, cineasta moderno ou é gay ou gosta mesmo é de engenhocas eletrônicas, efeitos especiais ou técnica. Mulher é acessório). Mr Davis é apaixonado por elas (e não tem os homens em muita alta estima) e demonstra isso numa fita que é fundamentalmente um louvor às qualidades femininas físicas e espirituais(não esconde os defeitos mas também não os enfatiza ou exagera).

Portanto, é uma fita absolutamente fora do comum e ainda por cima divertida (porque não faltam algumas piadas grossas como está atualmente na moda). Seu problema maior é de "target", é endereçado a adolescentes, embora no fundo tenha excesso de informação para eles. E os adultos que absorveriam melhor as conclusões são bem capazes de nem quererem ver o filme. Uma pena.

No desenrolar da trama, nem é muito difícil de sacar quem seria a dita cuja, mas isso não importa tanto quanto o desfilar de garotas que ele vai conhecendo mais intimamente (para isso chega a se travestir de mulher, para ter uma visão mais próxima e real do que elas realmente pensam). E embora seja uma Faculdade, ninguém ali parece estudar!

Fiquei impressionado com a qualidade do roteiro de um cineasta desconhecido (Mr Davis fez antes uma fita chamada "Eight Days a Week", com Keri Russell, do "Felicity", e antes trabalhava para tevê, não se informa a idade mas já deve ter mais de quarenta, o que explica porque sabe tanto sobre o universo feminino). Com um elenco grande e adequado, em particular o garoto Tucker ("Sleepers", "As Virgens Suicidas"), "100 Garotas" se apresenta como uma revelação que acabou fazendo sucesso aqui e também lá fora, principalmente em locadoras.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo