UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Guerra

A Batalha Britânica (1969)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
A Batalha Britânica

Aventura de guerra quase clássica, com algumas das melhores cenas aéreas já realizadas pelo cinema. Os produtores tinham poucos aviões ingleses originais e ainda menos alemães, obtidos em todos os lugares possíveis, e tiveram que recorrer a miniaturas e modelos em tamanho natural quando era necessário destruí-los.

Mas algumas cenas (com os aviões reais) são impressionantes para a época. O diretor Hamilton não tinha dúvidas que elas seriam o atrativo do filme e deu pouca atenção as (poucas) seqüências dramáticas, que são o ponto fraco.

Em compensação, teve o cuidado de aumentar a sensação de autenticidade, colocando os personagens não-ingleses falando suas próprias línguas, com legendas. O problema é que o filme tem um ritmo lento, próprio de sua época. Não há tempo de reconhecer direito os personagens/atores e torcer por eles. Por isso, cria-se a confusão e o desinteresse.

Mesmo os combates aéreos hoje já não impressionam. O elenco, repleto de astros britânicos (que, dizem, na época receberam cachês mínimos), dá credibilidade ao conjunto (o filme acena com a importância das mulheres no serviço militar, mas nem isso é bem desenvolvido).

Inicialmente teve trilha musical composta pelo britânico Sir William Walton (1902-83), mas os produtores acharam-na muito curta e inadequada e encomendaram outra para o compositor Ron Goodwin (1925-2003), que em respeito ao já idoso Walton utilizou um tema seu para a decisiva batalha final.

O DVD dá a opção de assistir ao filme com a trilha completa de Walton (mas, misteriosamente, quando esta opção é ativada torna-se impossível colocar as legendas em português). Originalmente chamou-se no Brasil "A Batalha da Grã-Bretanha". Edição excelente em DVD duplo. Traz também um bom livreto com o contexto histórico do episódio.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo