UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Animação

A Bela Adormecida - Edição Platina (1959)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 5
A Bela Adormecida - Edição Platina

O 19º longa-metragem de animação produzido pela Disney foi inspirado na obra homônima de Peter Tchaikovsky que, por sua vez, se baseou no antigo conto do francês Charles Perrault. A trilha aproveita os temas musicais do balé de Tchaikovsky.

Os animadores optaram por um estilo de desenho gótico medieval, com traços retos e planos sobrepostos. Os cenários, muito detalhados, levaram dias para serem terminados. Para a voz de Malévola, considerada a mais terrível vilã de todos os clássicos Disney, convidaram a atriz Eleanor Audley, que já havia feito a dublagem da madrasta de "Cinderela". Muitas das expressões faciais desta personagem foram copiadas da atriz.

O filme custou 6 milhões de dólares e levou 6 anos para ser finalizado, pois nesse período a Disney construía a Disneylândia e, ao mesmo tempo, produzia programas, séries de TV e alguns filmes com atores.

A fita fez um tremendo sucesso de bilheteria em 1959, perdendo, apenas, para "Ben-Hur". Até hoje o desenho é um marco dos estúdios, servindo de referência para novas equipes de animadores, principalmente pela riqueza de detalhes dos fundos (backgrounds).

Foi criado e concebido como Widescreen e em película de 70 mm, o dobro do que se usa normalmente. Finalmente, nesta versão, sai como foi planejado. Teve indicação ao Oscar de trilha musical (George Burns). As músicas mais famosas são "I Wonder" e "Once Upon a Dream", interpretadas pela cantora Mary Costa (a voz de Rosa). A última canção, no entanto, conta com a participação do príncipe Felipe (feito por Bill Shirley).

Sem dúvidas, "A Bela Adormecida" está entre os dez melhores e mais importantes desenhos produzidos pela Disney.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo