UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Romance

A Bela e a Fera (1946)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
A Bela e a Fera

Antes da versão em desenho da Disney, houve este filme de arte francês super prestigiado pela crítica porque foi realizado pelo artista plástico Jean Cocteau (1889-1963). Durante sua vida, Jean Cocteau foi considerado aquilo que chamam de "Renaissance Man", um homem que sabe tudo,entende de tudo, não erra nunca. Culto, fino, dita as normas do comportamento em sociedade.

Conhecido como artista plástico (escultor, pintor, desenhista), era também dramaturgo, poeta, romancista e também diretor de cinema. Suas fitas refletem seu universo estilístico ficando num meio termo entre o baile de carnaval, o desfile de escola de samba, o kitsch requintado ou o simplesmente bizarro. Seu amante e astro Jean Marais é tão abertamente efeminado em seus primeiros filmes com ele, que chega a ser constrangedor (o mais curioso ainda é que na época ninguém percebia isso!)

Por outro lado, ocasionalmente há boas idéias, conceitos emprestados aos surrealistas, principalmente no seu "Orfeu" mais do que em "A Bela e a Fera". Mas aquilo que era considerado artístico em seu maior esplendor há 60 anos, hoje corre o risco de ser brega. Não se pode porém negar a influência que Cocteau e sua obra tiveram tanto na França quanto no cinema de arte do resto do mundo.

O filme tem soluções visuais muito curiosas: os braços que seguram candelabros, as figuras da chaminé que fumam, os cães de pedra e principalmente a máscara da Fera (influenciada pelo artista Bérard). Certos detalhes fazem pensar na pintura de Vermeer. A intenção do cineasta não era fazer apenas um filme fantástico mas também uma obra grave sobre o amor e a morte. Tudo isso porém pode parecer também brega e artificial, posado e pedante. Veja e julgue. Bela foto de Henri Alekan. Música de Georges Auric. Inspirado em conto de "Le Prince de Beaumont".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo