UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

A Carta (1940)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
A Carta

Um dos grandes momentos de Bette, dirigida pelo mestre Wyler ("Morro dos Ventos Uivantes", "Ben-Hur"), que por acaso havia sido seu namorado (este foi o último trabalho deles juntos, mas sempre se lamentaram. Reza a lenda que o rompimento do casal teria se dado justamente por uma carta que Bette havia esquecido de abrir e por isso ele casou com outra, para arrependimento eterno dela).

Baseado em peça de Somerset Maugham, é um primor de clima e eficiência, que acontece numa plantação de borracha no Oriente, na Malásia, começando já com uma mulher casada, Leslie, matando um homem que parece ser seu amante.

Mas comprometendo-a, a viúva tem uma carta de Leslie chamando-o para um encontro na noite do assassinato. Mas esta carta está a venda, mesmo que para isso leve o marido a falência.

O mais famoso do filme, além das cenas de tribunal é o final cheio de emoção (a edição em DVD traz um final alternativo mas que não muda muito as coisas). Foi indicado aos Oscars de Atriz, Coadjuvante (Stephenson), Fotografia, Diretor, Montagem, Trilha Musical e Filme (mas não ganhou nenhum). Faz parte da "Coleção Bette Davis".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo