UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Animação

A Era do Gelo (2002)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
A Era do Gelo

Um merecido sucesso de bilheteria. Foi a primeira fita de animação por computador da Fox depois de sucessivos fracassos com técnicas tradicionais ("Anastasia", "Titan AE"), que levaram até ao fechamento desse departamento. Realizado por Chris Wedge (ele ganhou um Oscar pelo curta "Bunny" e o co-diretor Carlos Saldanha é brasileiro), o filme acertou quando fez um trailer de grande repercussão, mostrando o esquilinho pré-histórico Scrat lutando por uma noz, enfrentando geleiras, desmoronamentos e avalanches.

Essa seqüência funciona agora como prólogo do filme, e o personagem irá cruzando os passos dos protagonistas, quase numa situação paralela. A história não é particularmente original e lembra muito um clássico do faroeste chamado "Three Godfathers" (a última versão foi de John Ford, chamada " O Céu Mandou Alguém", com John Wayne e Pedro Armendariz,a história de três pistoleiros no deserto que protegem um recém-nascido).

Basicamente aqui é a mesma coisa. Só que passado na Era do Gelo (que serve mais de pano de fundo que outra coisa, após uma referência inicial com o Exodus dos animais, a ação se fixa em três deles, no que poderia suceder em qualquer lugar e qualquer época). O notável é que o filme não tem baixarias (como em "Shrek") ou apelações e nem mesmo canções (não fazem falta, mas poderiam existir). Mas funciona, é muito divertido e o êxito demonstra que adultos também gostaram dele.

O herói é um bicho preguiça, Sid, que se une ao mamute Manfred/Manny (muito relutante em ajudá-lo) e salvam um bebê nativo, que foi atacado pelos tigres Dente-de-Sabre. Um deles, um espião, Diego, se une aos dois (seria novamente Os Três Heróis) e na viagem passando por problemas e perigos (alguns divertidos, outros de ação como uma viagem de tobogã), logicamente acabam amigos.

Nada de muito novo com toques também de "Rei Leão", mas o desenho flui, é simpático, divertido (e até mesmo a versão nacional dublada é competente e não incomoda). Veja que vai gostar. Ainda mais agora que você poderá acompanhar em DVD a versão original em inglês, que não foi possível assistir nos cinemas (como se passa no gelo - ou seja, fundo branco - as legendas não apareceriam), e aqui já é mais fácil ter legendas coloridas. Saiu primeiro em edição "Vanilla", exclusivo para locação, sem extras.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo