UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

A História Começou À Noite (1937)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
A História Começou À Noite

Eternizada pelos papéis de moça ousada, independente e cínica que interpretou para Frank Capra, Howard Hawks e George Stevens, Jean Arthur (1900-1991) raramente é citada como exemplo de atriz versátil. Mas ela podia interpretar outro tipo de personagem, como mostra esse melodrama romântico cuja heroína a atriz lembraria depois como a mais elegante e sofisticada participação de sua carreira.

Mas infelizmente, fora ela quase nada sobra neste filme pouco inspirado, de produção (de Walter Wanger) pobre e roteiro confuso e desconjuntado, que começa leve, vai ficando repleto de idas e vindas improváveis até chegar a um terceiro ato (que tem até naufrágio) que parece ter saído de outro filme.

Tudo dirigido pelo especialista em dramas românticos Frank Borzage (1893-1962) em um de seus dias ruins. Há algum charme nas cenas entre Charles Boyer (1899-1978) e seu amigo cozinheiro Leo Carrillo (1881-1961) e uma certa química entre Boyer e Arthur. Mas em compensação o interessante papel do marido ciumento é feito de forma caricatural por Colin Clive (1900-1937), o cientista louco de "Frankenstein" e "A Noiva de Frankenstein", que morreria pouco depois devido a complicações causadas pelo alcoolismo.

O nome do personagem dele, Bruce Vail, é uma referência a J. Bruce Ismay, diretor da companhia proprietária do Titanic e um dos responsáveis pelo naufrágio do navio, ao exigir que ele navegasse a todo vapor. Um fracasso honroso e um ponto baixo na carreira dos envolvidos, mas que tem muitos defensores entre os fãs dos filmes românticos.

A fotografia de Gregg Toland (não-creditado) era um dos atrativos extras do filme, que se perde por completo nesta cópia ruim extraída de VHS.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo