UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Suspense

A Intérprete (2005)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

O thriller "A Intérprete" não é baseado em nenhum best-seller, como pode parecer, e sim inspirado em roteiro original do prestigioso Sydney Pollack, que ganhou o Oscar por "Entre Dois Amores" e que fez suspenses como "Três Dias do Condor" e "A Firma".

Mas Pollack já dá sinais de fadiga e cansaço, numa narrativa convencional, razoavelmente interessante, mas sem o ritmo e a intensidade da safra mais recente. É um thriller de suspense à moda antiga, cuja maior curiosidade está no fato de ter sido o primeiro filme recente com cenas rodadas no prédio das Nações Unidas em Nova York (além de Moçambique, África do Sul, Londres e Ontário). Ou seja,o filme, sobre um genocídio fictício na África, não é tão bom quanto o trailer sugere.

O filme serve, porém como passatempo de feriado ou fim de semana. Nicole Kidman está melhor do que em "Reencarnação", como uma intérprete da ONU que ouve acidentalmente uma ameaça de morte ao presidente de seu país (onde ela nasceu, onde morreu a família e agora onde um irmão está desaparecido).

Acontece que esse presidente havia começado como líder rebelde e, como tantos outros antes dele, havia se tornado um ditador sanguinário e cruel. Agora ele faz discurso na ONU para se justificar e culpar os terroristas. Mais discreto que costume, Sean Penn faz um agente do Serviço Secreto, viúvo há apenas três semanas, que cuida do caso. Ele obviamente se envolve com Nicole e tenta adivinhar as reviravoltas do enredo (já que é evidente que acontecerão algumas surpresas, nenhuma delas muito convincente).

O filme começa com um prólogo na África (aliás, violento e que dá um tom amargo ao que vem a seguir), para depois tomar a ação principal. Há falta de ritmo, da narrativa banal e dos clichês que atrapalham o filme. A mistura de romance, suspense e denúncia política não chega a funcionar. O fato de ter sido rodado em lugares autênticos da ONU nada acrescenta de especial.

Edição em DVD traz final alternativo, cenas excluídas, "Sydney Pollack no Trabalho: Da Idéia à Sala de Edição"; diferença entre modos Pan Scan e Tela Larga; trailers (de outros filmes), comentários em áudio do diretor, "Um Grande Set de Filmagem: As Nações Unidas"; "Um Dia na Vida de Intérpretes de Verdade". Todos os extras são legendados em português.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo