UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

A Janela da Frente (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
A Janela da Frente

Peço atenção para este filme italiano que, na época, se perdeu na enxurrada de lançamentos do circuito de arte. É o novo trabalho do bom diretor de origem turca, radicado na Itália, Ozpetek, que acertou antes com "Um Amor Quase Perfeito" ("Le Fate Ignoranti", 2001).

Ele é um cineasta muito talentoso, gay assumido, que prefere fitas com essa temática, sempre abordando com profundidade e respeito. Como aqui (onde na verdade, o tema custa a surgir) no que também se constituiu o último trabalho do grande ator italiano Massimo Girotti (1918-2003), que você pode conferir em DVD em dois grandes trabalhos, "Teorema" de Pasolini e "Obsessão" de Visconti.

Ainda bonitão, apesar da idade, ele tem uma figura sólida e convincente para o protagonista, um homem muito rico, que tem tido perda de memória e é encontrado na rua por uma jovem dona de casa (a bela Giovanna, filha do já falecido ator Vittorio Mezzogiorno) que o ajuda e protege, apesar da dificuldade que ela está tendo com seu marido.

O fato é que o homem esconde um segredo do passado que agora o perturba e consome. Mas grande parte da história é passada com a figura da mulher, que insatisfeita observa o jovem e bonitão vizinho (Bova de "Alien vs Predator") com que inicia um flerte e eventualmente um romance, no estilo "Janela Indiscreta".

Mas o filme ganha força quando se descobre a tal história gay (que prefiro não revelar, é melhor descobrirem porque irá suceder apenas na parte final do filme). Final este, que talvez pudesse ter maior impacto. Mas de qualquer forma, é mais um bom trabalho de direção, um belo filme romântico. Confiram.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo