UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Suspense

A Janela Secreta (2004)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
A Janela Secreta

Nada pior do que um filme de suspense que você resolve o mistério na metade. O espectador fã do gênero gosta de ser surpreendido, e nem sempre isso sucede com este filme bem feitinho tecnicamente (por David Koepp, roteirista de "O Quarto do Pânico", o primeiro "Homem Aranha" e também diretor de outras fitas do gênero, todas mais ou menos, como "Efeito Dominó" e "Ecos do Além". Ele assume nos comentários a influência de Polanski, em particular "O Inquilino" e "O Bebê de Rosemary").

A origem é um conto do grande Stephen King, que parece alongado demais para render um longa-metragem. Um dos problemas é Johnny Depp, que aparece ter acreditado nas críticas favoráveis que teve por "Piratas do Caribe" e insiste em fazer uma interpretação cheia de trejeitos e micagens, mesmo quando isso não é necessário.

Ou seja, super representa, talvez tentando dar vida a um filme que é basicamente um conflito entre poucos personagens. Depp faz um escritor famoso em crise existencial, que é acusado de ter plagiado uma outra história. O autor seria um sujeito grosseiro e caipira (John Turturro) que o ameaça e aterroriza, passando depois ao assassinato (de animais e gente).

Como ele está numa casa isolada à beira de um lago, tudo fica mais fácil. Maria Bello faz a ex-esposa, Timothy Hutton é desperdiçado como o novo namorado dela, Charles Dutton é um investigador contratado por Depp para resolver o caso. Mantém a atenção só para quem não for experiente e não resolver o mistério (que é bastante óbvio).

Trilha musical de Phillip Glass. Tem uma frase muito boa quando Depp diz: "A única coisa que importa é o final, é a parte mais importante da história. E este é muito bom". Pena que não encontraram um bom final para o filme.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo