UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

A Lenda dos Oito Samurais (1983)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
A Lenda dos Oito Samurais

Mais uma das grandes produções de Haruki Kadokawa entre o final da década de 70 e começo da de 80, que produziu sucessos como "O Portal do Inferno" e "A Guerra dos Ninjas", e assim como eles, traz uma equipe repleta de nomes famosos do cinema japonês a começar pelo lendário diretor Kinji Fukasaku e pelos maiores astros da ação da época, Sonny Chiba, Henry Sanada e Sue Shiomi (membos do Japan Action Club, famosa equipe de dublês criada por Chiba).

Baseado livremente na famosa obra de Bakin Takizawa, um romance de 106 volumes chamado "Nanso Satomi Hakkenden" e escrito no século XIX, a trama de fantasia mostra a frágil Hiroko Yakushimaru como a princesa que é protegida pelos oito guerreiros de uma antiga profecia (a péssima dublagem em inglês se refere a eles, erroneamente, como ninjas) liderados por um Sonny Chiba, que pouco luta, funcionando como a clássica figura do mentor, e Henry Sanada (visto recentemente no ótimo "O Samurai do Crepúsculo") como o interesse romântico, que infelizmente só mostra suas habilidades no final do filme.

Aliás, este parece ser o grande problema, a trama se arrasta bastante na metade do filme (a busca pelos guerreiros que faltam) e a ação só aparece mesmo nos 20 minutos finais, o que pode decepcionar os fãs da pancadaria.

Apesar disso, o filme sempre chama a atenção, seja pela direção de arte exótica ou mesmo pelos efeitos especiais (certamente datados mas que mantém ainda certo charme). Infelizmente a cópia, nitidamente tirada de VHS, não ajuda.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo