UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Ficção Científica

A Máquina do Tempo (1960) (1960)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
A Máquina do Tempo (1960)

George Pal (1908-80) foi um produtor e diretor do cinema americano. Nascido em 1 de fevereiro em Cegled, atual Hungria, trabalhou na sua terra natal e na Alemanha como cenógrafo. Na América, fez desenhos animados para a Paramount, depois animação de bonecos (a que chamou de Puppetons) Dirigiu pelo menos 48 curtas. Passou a produzir depois de 1950 (filmes como "A Selva Nua"/"Naked Jungle", 1954, de Byron Haskin; "Houdini, o Homem Miraculoso"/"Houdini", 1953, de George Marshall, entre outros). Também dirigiu a partir de 1958. Mas continuou fiel ao seu cinema fantástico, que utiliza recursos de animação e trucagens. Morreu de enfarto em 2 de maio, em Los Angeles.

Este talvez seja seu filme mais conhecido, muito mais admirado e querido do que a refilmagem. Talvez um pouco ingênuo para as platéias sofisticadas de hoje, ainda assim é uma adaptação eficiente do livro de H. G. Wells, o escritor que foi um dos pais do gênero ficção científica.

O elenco é fraco (a coitada da estrelinha Yvette faz um papel quase mudo e o australiano Taylor sempre foi meio canastrão), os recursos são limitados (quase tudo feito em estúdio), mas o filme tem ainda certo charme.

A edição não é em widescreen, mas traz o bom documentário sobre a fita e George Pal, "A Máquina do Tempo: a Jornada de Volta"/"Time Machine: The Journey Back", narrado por Rod Taylor, rodado em 1993, com informações de bastidores sobre o destino da máquina e uma conversa entre o personagem e o autor Wells.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo