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Ficha completa do filme

Suspense

À Meia Luz (1944) (1944)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
À Meia Luz (1944)

Lançado em edição dupla, junto com a versão original inglesa de 1940, esta produção da Metro tem todos os valores de produção da Estúdio (direção de arte premiada com o Oscar, bela fotografia, figurino cuidado) mas modifica muito a famosa peça de Patrick Hamilton (muitas vezes montada também no Brasil).

Ao inventar a história da cantora de Ópera famosa, cria um sub-tema absurdo com o interesse romântico de Cotten (que teria sido um fã precoce da tia e agora vem socorrer a heroína). Embora isso já vá criando um tema para justificar melhor a fragilidade de Ingrid diante de um marido canastrão (Boyer, já de peruca, faz biquinho de francês, é mais baixo que ela e não convence nunca como o marido ambicioso e desonesto, que faz tudo para enlouquecer a esposa). Embora Ingrid tenha ganho seu primeiro Oscar pelo filme (ela estava no auge de sua popularidade e o papel não lhe é adequado- apenas uma cena pode justificar o prêmio, que é a final com Boyer). Em compensação, em algumas poucas cenas com apenas 17 anos, estreou no cinema, Angela Lansbury fazendo a criada intrigante e vulgar (uma performance brilhante e sutil que lhe deu uma indicação ao Oscar e lhe garantiu uma carreira posterior notável).

O filme dá também uma explicação mais convincente para a luz de gás baixar de intensidade. Mas perde demasiado tempo (15 minutos) mostrando como romance do casal começou e floresceu. O que não ajuda nada o filme. Acrescenta também uma figura de alívio cômico na velha vizinha fofoqueira (Dame May Whitty). A edição traz no Lado 2, cenas da entrega do Oscar com Gary Cooper entregando o Prêmio para Bing Crosby (a legenda faz tudo errado, na hora de falar o nome do filme de Bing, "Going my Way"/ "O Bom Pastor", põe uma frase sem sentido: "você é dos meus") e depois Jennifer Jones entregando para Ingrid. Há também um bom documentário apresentado pela filha mais velha de Ingrid, que é crítica de cinema, Pia Lindstrom. Onde ela conta curiosidades e onde também há um depoimento de Angela. Outro erro grave de tradução é quando Pia conta que a mãe quase não fez o filme porque Boyer exigia que seu nome aparecesse em primeiro lugar nos letreiros e o produtor Selznick que tinha o contrato exclusivo com Ingrid não queria permitir liberá-la. Só que traduzem como salário a palavra billing (que seria ordem dos nomes nos letreiros). A futura estrela Terry Moore aparece como a jovem Ingrid logo no começo do filme.

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