UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Musical

A Noviça Rebelde (1965)

Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Do UOL Notícias 26/11/2010
Nota: 5
A Noviça Rebelde

O encanto das canções e das imagens da cidade austríaca de Salzburgo ganha novo vigor com o lançamento da edição especial de ''A Noviça Rebelde'' em Blue-ray em comemoração aos seus 45 anos.

O pacote deve atrair os apaixonados pela história verídica da jovem noviça Maria (Julia Andrews) que se torna governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer) e seus sete filhos nos anos 30. A caixa da edição comemorativa traz dois discos Blue-ray com extras que incluem um karaokê com as canções do filme, tour interativo por Salzburgo, local das filmagens de ''A Noviça Rebelde'', e curiosidades.

A caixa especial ainda inclui livro de capa dura com fotos e curiosidades, uma caixinha de música, programa original de 1965 e DVD com a edição remasterizada do filme.

Lançado em 1965 e vencedor de cinco Oscar (melhor filme, diretor, montagem, som e trilha sonora), ''A Noviça Rebelde'' mantém seu encanto ainda hoje com sua mensagem humanista e canções cativantes.

O filme de Robert Wise mostra a carismática e ingênua Maria reintroduzindo a música no ambiente militar que se tornou o lar dos Von Trapp. Será em torno da música que o capitão e seus filhos irão se reaproximar e retomar o relacionamento fraternal.

As canções apresentadas na primeira parte do filme serão ouvidas novamente na metade final de ''A Noviça Rebelde''. Na segunda metade, a música servirá para confrontar o ambiente sombrio criado pela ascensão do nazismo, que irá culminar na anexação da Áustria por Hitler.

Sem se valer da violência, ''A Noviça Rebelde'' mostra o poder humanizador da música diante do horror nazista. Como sugere o título original (''The Sound of Music''), é o som da música que serve como principal agente transformador do mundo em que vive os personagens.

A mensagem humanista universal é uma das principais forças que mantêm ''A Noiva Rebelde'' atual e apaixonante, junto com a atuação cativante do elenco principal.

O sucesso do filme resultou em uma série de subprodutos, incluindo musicais na Broadway e no Brasil e um passeio turístico pelas locações do filme em Salzburgo.

O American Film Institute apontou o filme como o quarto colocado na lista dos 25 maiores musicais americanos de todos os tempos. A trilha sonora, com canções de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, foi indicada ao Grammy de melhor álbum em 1966.

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 5

Esta é a versão que se supõe definitiva de "A Noviça Rebelde", certamente o musical mais popular em todo o mundo (só no Brasil o DVD simples vendeu mais de 120 mil cópias).

A edição especial comemorativa dos 40 anos do filme traz o longa restaurado e ganha legendas nas músicas pata o espectador cantar junto com Julie Andrews.

"A Noviça Rebelde" é a versão para o cinema da um musical da Broadway, última parceiria da dupla de produtores Rodgers & Hammerstein, que fez sucessos como "O Rei e Eu", "Carrossel", "Oklahoma" etc. A peça estreou em 1959, foi encenada 1.433 vezes e era estrelada por Mary Martin e Theodore Bikel, dirigida por Vincent J. Donehue.

O filme se tornou mais do que um clássico: é um filme cult, querido e admirado por várias gerações. Os críticos nem sempre o aprovam por considerá-lo um pouco "açucarado" demais. Mas quem se importa? As canções são deliciosas, Julie Andrews nunca esteve tão bem e a paisagem dos alpes austríacos são de tirar o fôlego.

O show da Broadway é inspirado na família de cantores Trapp, que realmente existiu, e o roteiro foi adaptado de dois filmes alemães chamados "A Familia Trapp", com Ruth Leuwerik, que chegaram a fazer sucesso também no Brasil.

O diretor Robert Wise e o roteirista Ernest Lehman começam o filme mais ou menos da mesma forma que em "West Side Story" _no qual trabalharam juntos_, com uma tomada aérea das montanhas, até encontrar a heroína cantando a música-tema, "The Sound of Music".

A história é simples: Julie faz Maria, uma simpática e desastrada noviça que é enviada para ser governanta dos filhos do capitão austríaco Von Trapp, herói de guerra e ferrenho antinazista. Depois de alguns problemas, ela consegue domar as crianças e até transformá-las em cantores (com o clássico "Dó Ré Mi"). E consegue também roubar o capitão (Christopher Plummer, o ponto baixo do filme, canastrão e impávido) dos braços de uma noiva predadora, interpretada por Eleanor Parker.

A excelente edição nova traz dois DVDs. No disco 1: introdução de Julie Andrews, comentários em áudio do diretor Robert Wise, Julie, Charmian Carr, Dee Dee, Plummer e Johannes Von Trapp, versão "Sing-a-Long" e seleção de canções.

No disco 2: introdução de Julie Andrews, recordações de Julie Andews, Julie e Christopher Plummer, "No local de filmagem da Noviça", "De Liesl a Griet, um encontro de 40 anos - O Reencontro deles no palco em Los Angeles", "Um Fenômeno do Sing-a-Long", biografia da família Von Trapp, comparação da restauração, teste para o filme com Mia Farrow, galeria de fotos e easter eggs.

Dados do DVD duplo. Edição comemorativa de 40 anos do filme.
Distribuidora: Fox
Idioma: Inglês, Espanhol e Português
Legendas: Português, Espanhol e Inglês

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo