UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

A Pequena Jerusalém (2005)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

De interesse particular para a colônia judaica, este filme ganhou prêmio de roteiro (paralelo) em Cannes, foi votado como melhor estréia na direção pela crítica francesa e indicado aos Césars (o Oscar francês) de longa de estreante e de revelação para a atriz Fanny Valette. É daqueles dramas modestos e sérios, sobre os conflitos entre a modernidade e a religião no quadro do choque de culturas da França atual.

A jovem Laura é de família judia ortodoxa e estuda filosofia em Paris, mirando-se no exemplo de Immanuel Kant. Mas tem problemas com o fato de morar no bairro judaico da periferia de Paris e sente-se atraída por um árabe de Tunísia em situação ilegal na França. A obsessão sexual a deixa desorientada. Corre paralelamente a história de sua irmã mais velha, que não consegue ter prazer sexual por seguir rigorosamente as leis da religião, mas que muda ao ouvir os ensinamentos de uma orientadora religiosa (feita pela veterana atriz Aurore Clément) para evitar que o marido seja infiel.

A crise da heroína não parece convincente porque anteriormente o filme a havia marcado como uma estudiosa e informada filósofa - capaz, portanto, de racionalizar e entender o processo pelo qual está passando. Mas o filme dá uma visão interessante, sem forçar polêmicas, de um problema real e mais contemporâneo do que se imagina. Tudo mostrado com simplicidade, boa fotografia e até talento. O filme é valorizado ainda pela presença da sempre competente atriz Elza Zylberstein como a irmã mais velha.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo