UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

A Última Noite (2006)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

Este foi o último filme de Robert Altman, lançado alguns meses antes de sua morte, em novembro de 2006. Na época o filme foi recebido como um dos mais fracos de sua carreira. Apesar do elenco (onde brilham, entre outros, Meryl Streep e Lily Tomlin), parecia bobinho, sem graça e de pouco interesse. Os atores estão soltos demais numa história que não interessa nem funciona. Foi uma decepção para todos os que curtiam o trabalho do velho cineasta (então aos 81 anos) e sua maneira de fazer filmes com todo mundo improvisando à larga, histórias mal amarradas, personagens múltiplos e trilha de áudio com vozes se sobrepondo, como na vida real.

A idéia do filme era reviver um velho programa de rádio do interior. O programa realmente existe e se chama "A Prairie Home Companion", mas não acabou, só no filme. Mostra-se o que se passa nos bastidores, onde um segurança incompetente esconde a morte de um veterano cantor country. Enquanto isso se apresenta uma dupla de irmãs (Meryl e Lily, cantando com as próprias vozes) e a filha de uma delas, que pode vir a ser estrela (Lindsay Lohan, brilhando menos do que de costume). Quase tudo foi rodado no lugar onde de fato o programa era apresentado e Garrison Keiller, o apresentador-produtor, interpreta a si mesmo.

Embora o filme dê a impressão de ser relaxado e desnecessário, a coisa muda um pouco de figura quando se percebe, em retrospecto, que era uma despedida de Altman. Ele fez uma espécie de epitáfio, usando um personagem que antes era misterioso e confuso (Virginia Madsen) como um anjo da morte que visita o programa naquele dia e que também busca Altman em sua despedida aos bastidores de uma filmagem. Impossível, portanto, não encontrar agora ressonâncias e significados em detalhes do que parecia um filme menor.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo