UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Terror

A Vingança de Willard (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
A Vingança de Willard

Oficialmente é uma refilmagem de "Calafrio" ("Willard", 1971, de Daniel Mann, com Bruce Davison), e que por sua vez teve uma continuação em "1972 Ben" (com o garoto Lee Montgomery). O curioso é que o retrato de Davison aparece aqui, como o pai do herói, apenas em fotos e quadros. Também a canção "Ben", de Michael Jackson (feita especialmente para o filme de 1972 e indicada para o Oscar), é ouvida várias vezes durante o filme.

Quando o roteirista e diretor Glen Morgan (vindo da série de tevê "Arquivo X") escolheu Crispin Glover para estrelar seu filme (depois da recusa de Joaquin Phoenix e Macaulay Culkin), selou o destino da fita. Glover é o ator mais exagerado e caricato de Hollywood, transformando a fita automaticamente em algo supra-real, estilizado. O jeito foi realizar todo o filme dentro desse espírito, com um sutil mas evidente toque de comédia.

Uma fotografia escura e amarelada (mas de boa qualidade), o uso de lentes deformantes e ângulos exóticos. Não é mais violento porque a New Line pediu cortes para que a censura não fosse R, mas PG-13, ou seja, comercialmente acessível a adolescentes. Apavorante para qualquer um que tenha medo ou desconforto com ratos, o filme é quase uma fábula gótica. Isto é, um conto de Halloween, mas talentoso do que assustador. O interesse romântico do filme é fornecido por Laura Harring de "Cidade dos Sonhos" ("Mulholland Dr.").

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo