UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Adeus, Lênin! (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Adeus, Lênin!

Deveria ter ficado entre os cinco finalistas do Oscar de Filme em Língua Estrangeira, esta excelente comédia alemã que fez grande sucesso na Europa (e ganhou prêmios como o Anjo Azul no Festival de Berlim, o Bambi de Melhor Filme do Ano, César de Melhor Filme europeu, Melhor Ator, Atriz e Diretor no European Film Awards etc).

É uma comédia com roteiro excelente e uma realização impecável, ainda mais se considerando que alemães não são famosos por seu senso de humor. Acontece em Berlim em 1989, no lado Oriental, quando um filho tenta ajudar sua mãe, que era funcionária do governo e acreditava ainda na velha ladainha comunista.

Quando o sistema começa a desmoronar, ele conta com a ajuda dos amigos para inventar uma elaborada farsa para fazê-la acreditar que tudo continua bem (mais engraçado ainda são os ocidentais que estão fugindo para o lado oriental).

É uma sátira brilhante (porque é discreta e até sutil, sem cair em chanchadas ou exageros). Claro que ajuda você ser um espectador informado, porque assim irá se divertir melhor com as referências e sutilezas. Mas é uma fita inteligente e muito bem humorada, que sabe brincar com coisas sérias. Não perca.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo