UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Adua e suas Companheiras (1960)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 08/07/2009
Nota: 3
Adua e suas Companheiras

Poucos se lembram do diretor Pietrangeli (1919- 1960), porque ele morreu prematuramente afogado durante uma filmagem. Mas ele teve uma boa carreira e fez filmes importantes, inclusive este, que tem roteiro dos ilustres Ettore Scola, Ruggero Maccari, e Tullio Pinnelli. Foi sucesso de crítica na época, mas nunca mais foi exibido.

Sai agora restaurado, numa bela cópia que realça a qualidade do elenco. A lendária francesa Simone Signoret (1921-95), que faz a líder Adua, estava no auge da carreira e ainda bela. Tinha ganhado o Oscar naquele ano por "Almas em Leilão". Mastroianni, em papel pequeno, faz o vigarista que se torna seu amante (nesse mesmo ano esteve a "Doce vida", "A Noite" e "O Belo Antonio").

Sandra Milo, amante de Fellini, é o alivio cômico como a colega burrinha. A francesa Riva, de "Hiroshima Meu Amor", é a mãe de um garoto pequeno. E a menos famosa Gina Rovere faz a simplória que consegue um namorado. Humano e diferente, num tom bem italiano, o filme se prejudica por um final trágico que pode ser encarado como moralista. Mas ainda é um belo exemplar do grande cinema italiano.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo