UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

Alice no País das Maravilhas (2010)

Alessandro Giannini

Alessandro Giannini

Editor de UOL Cinema 03/12/2010
Nota: 2

No mundo encantado e edulcorado de Hollywood, Tim Burton encontrou espaço para a subversão. Não por acaso, os filmes de Batman que dirigiu continuam sendo os mais interessantes entre as diversas adaptações que o personagem de Bob Kane sofreu para o cinema. No entanto, isso não significa que Burton seja infalível. E a releitura que fez dos livros de Lewis Carrol centrados em Alice prova a tese com folga.

Mesmo com extras em que o diretor e sua equipe explicam à exaustão suas intenções, as versões em DVD e Blu-Ray de ''Alice no País das Maravilhas'' amenizam um pouco o impacto proporcionado pela maquiagem de efeitos especiais e o 3D que foram utilizados para vender o filme na sua temporada nas salas de cinema. Mas não conseguem esconder o principal problema: injetar moralismo em uma história que originalmente também combatia esse mal na sociedade vitoriana.

Na versão imaginada por Burton, Alice está com 19 anos. A menina sonhadora criada pelo escritor inglês tem o dote posto à disposição para salvar sua família da bancarrota. Ao ser pedida em casamento pelo filho de um dos amigos do falecido pai, ela enfrenta uma decisão que a colocará definitivamente no mundo dos adultos.

Alice (Mia Wasikowska) volta ao País das Maravilhas para um segundo rito de passagem. Ao chegar lá, sua identidade é posta em dúvida por todos que reencontra. Mas só a verdadeira Alice será capaz de confirmar ''a profecia'' e enfrentar o dragão Jabberwocky para salvar o mundo subterrâneo do maligno domínio da Rainha de Copas (Helena Bonham Carter).

Com isso, Alice encontraria o seu verdadeiro destino. Mas antes ela tem que provar sua verdadeira identidade e, mais ainda, estar à altura do desafio que enfrentará. O Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) é o único que acredita na jovem e em sua capacidade de resolver a questão, que tem a ver com uma disputa antiga entre a Rainha de Copas e sua irmã, a doce Rainha Branca (Anne Hathaway).

É realmente divertido assistir ao Gato Risonho, ao Lagarto Azul, ao Rato e à Lebre de Março interagindo com os personagens reais. Ou acompanhar os ataques da destemperada Rainha de Copas, com o cabeção desproporcionalmente maior do que o corpo. Ou ainda tentar decifrar qual o verdadeiro tamanho do Valete de Copas, um cavaleiro mais alto do que o normal.

Burton usa os recursos visuais para tornar a adaptação de Linda Woolverton mais atraente e trazer o espectador para o mundo imaginário da Alice adulta. Só não parece nem subverter, nem transcender a Alice original de Carroll. Organizar o nonsense e impor uma moral ao mundo caótico em que se transformou o País das Maravilhas transformou figuras libertárias em uma galeria de personagens convencionais demais.

Na versão em DVD, com um disco, há vários extras curiosos. ''Encontrando Alice'' mostra a versão de Tim Burton dos personagens, as diferenças entre os livros e o filme, além da interpretação de Alice, tanto da personagem quanto da atriz, do País das Maravilhas. ''O Chapeleiro Maluco'' revela o mundo do Chapeleiro Maluco, assim como os primeiros testes de figurino e maquiagem de Johnny Depp; ''Os Efeitos Especiais do País Das Maravilhas'' mostra as diferentes tecnologias usadas na criação das personagens.

Na versão em Blu-Ray, além da melhor resolução de imagem, os discos trazem os extras mencionados da versão de DVD e: ''A Dança Futterwacken'', com os bastidores da criação da dança dos habitantes do País das Maravilhas; ''A Rainha de Copas'', que mostra o processo de criação da personagem, além dos primeiros esboços de Tim Burton para ela; ''Linha Do Tempo: Esculpindo A Rainha De Copas'', com o processo de 3 horas de maquiagem de Helena Bonham Carter resumido em apenas alguns minutos; ''A Rainha Branca'', com entrevista de Anne Hathaway sobre a trajetória de sua personagem pelo processo de filmagem; ''A Trilha Sonora Do País Das Maravilhas'', que mostra o compositor Danny Elfman e Tim Burton discutindo a trilha sonora; ''A Ação Do País Das Maravilhas'', com as melhores cenas de ação do filme; ''Criando o Tamanho Ideal'', que mostra como Alice esticou e encolheu; ''Os Bolos do País das Maravilhas'' das menores migalhas ao maior bolo em escala, com depoimentos dos criadores; ''Objetos Da Festa Do Chá'', sobre todos os objetos de cena usados na ''festa do chá'', desde xícaras aos bolos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo