UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Suspense

Almas Mortas (1963)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
Almas Mortas

Depois de ter estrelado, "O Que Terá Acontecido com Baby Jane?",tanto Joan quanto Bette Davis tiveram que trabalhar em fitas semelhantes, basicamente Terror Classe B, onde faziam papéis de megeras e assassinas.

Este aqui foi feito pelo famoso especialista do gênero, Castle, que não caprichou no visual da estrela (que está no mínimo esquisita). O roteiro é escrito por Robert Bloch, o autor de "Psicose" de Hitchcock, tem até final surpresa e acabou virando cult. Destaque para a jovem e encantadora Diane (Marnie) como a filha.

Mas a fita é basicamente trash, Joan faz um papel para o qual é velha demais (sua participação varia entre o eficiente e o patético e com momentos de puro ridículo). É difícil conter o riso com certas frases e soluções (em particular cabeças decapitadas muito malfeitas).

Conta Diane, no documentário de Castle, todas as vontades de Joan (que tem um dispensável epílogo onde se explicam todas as coisas), não evitando o horror de certas roupas e maquiagens. Tem Making of retrospectivo (Luta de Machado),basicamente em cima de Diane e material de arquivo sobre Castle; Teste de figurino e maquiagem para Joan(sem som mas música, mostrando momentos curiosos e espontâneos da velha estrela); Teste do Machado - para ver se dá certo a morte por machadada, o que obviamente não sucede (nada disso é legendado em português); trailer sdeste filme e outros de Castle incluindo o inédito no Brasil, "Mr Sardonicus". Não percam também a brincadeira que fazem com o logotipo da Columbia, ao final do filme.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo