UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Alto Risco (2000)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Alto Risco

A Irlanda tem uma política de atrair investidores e produções cinematográficas que está dando certo, haja visto a quantidade de filmes irlandeses que tem surgido ultimamente. Todos com um determinado padrão dequalidade e sempre um bom elenco, ainda que seja preciso importar um ator americano (que se esforça para fazer sotaque local, com êxito sempre relativo). Neste caso foi Joan Allen (três vezes indicada ao Oscar, a última vez por "A Conspiração"/"The Contender") a convocada para interpretar o papel de uma jornalista que, por causa de suas investigações sobre a Máfia local, acaba sendo assassinada.

A história é baseada em fato real e sucedeu com Veronica Guerin, mas para o filme mudaram os nomes. A situação básica porém permanece. A jornalista trabalha num grande jornal de Dublin e se especializa em denunciar a corrupção que existe na cidade (o título original "Quando o Céu Cai" se refere à uma frase que existe em latim no palácio de Justiça local, dizendo que é preciso fazer justiça mesmo que o céu caia).

O filme começa com ela tendo contato com um chefão local (Pete Posthlewaithe, outro ator que já foi indicado ao Oscar) que imediatamente é morto. Mas Sinead continua se envolvendo com um informante, se aproximando de um chefe de polícia honesto, mas que não tem recursos para agir (feito mediocremente por Patrick Bergin, que perdeu a chance de estrelato nos EUA, depois de "Dormindo com o Inimigo", com Julia Roberts). Mesmo assim, ele também toma certas liberdades com a lei (forjando provas, batendo em criminosos), o que não facilita muito a simpatia pelo personagem.

Há ainda,como em quase todo filme irlandês, a presença dos terroristas do IRA (no caso eles são inocentes e até ajudam a heroína). O problema mesmo é com um cruel e violento chefão, que controla o tráfico de drogas e o bordel local, e que passa a ameaçar Sinead (que é casada, tem um filho pequeno e mora numa boa casa à beira mar). Ela leva um tiro na perna, depois é espancada mas mesmo assim não se cuida e eventualmente será morta. Saber o final não ajuda muito a criar um clima de suspense, até porque o diretor Mackenzie fez um trabalho medíocre e inexpressivo.

A fita poderia ter a força das denuncias dos trabalhos de Costa-Gavras, mas resulta pálida e medíocre. Nem mesmo Joan está especial. Não é à toa que o filme estreou nos EUA diretamente em televisão pága. Apesar disso, estão planejando uma nova versão da mesma história.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo