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Ficha completa do filme

Comédia, Drama

American Graffiti: Loucuras de Verão (1973)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
American Graffiti: Loucuras de Verão

Após a ficção científica esotérica de "THX 1138" (Idem, 1971), o diretor George Lucas resolveu partir para um projeto mais caloroso e leve, e desenvolveu um argumento sobre sua juventude em Modesto, na Califórnia, envolvendo sua paixão por carros, a vontade de sair da cidade pequena, os sonhos de maturidade, as garotas. Nenhum estúdio se interessou pela idéia e Lucas estava quase desistindo quando a Universal se dispôs a tocar modestamente o projeto, desde que ele achasse algum nome famoso para colocar no meio. Como seria um filme só com atores jovens, ele chamou seu amigo Francis Ford Coppola, então prestigiado por "O Poderoso Chefão", para produzir este que acabou sendo um dos filmes mais rentáveis da história da Universal.

É uma visão extremamente afetuosa da juventude americana no fim de uma era (antes do Vietnã, do movimento hippie, da invasão do rock britânico), ainda inocente e pura e para quem as preocupações futuras eram as obscuras vantagens de se aventurar em uma distante universidade, mas as imediatas eram rachas de carros, namoros e gangues. Não há muito enredo, na verdade. É uma sucessão impressionista de episódios entrelaçados, todos leves e cômicos, envolvendo um grupo de jovens durante uma noite movimentada em uma pequena cidade americana.

A sinceridade é evidente (além das memórias de Lucas também o casal de co-roteiristas, Gloria Katz e Willard Huyck, usou recordações da juventude) e o elenco, todo novato e então desconhecido, atua com garra e charme: os em início de carreira Richard Dreyfuss e Harrison Ford (que tinha um papel tão pequeno que se recusou a cortar o cabelo e fica o filme todo de chapéu de cowboy), o hoje diretor Charles Martin Smith, o futuro diretor ganhador do Oscar Ron Howard, as garotas Cindy Williams e Candy Clarck (que foi até indicada como Atriz Coadjuvante pelo papel).

Nenhum se destaca ou brilha especialmente (demonstrando que já naquela época Lucas não era um grande interessado em direção de atores e preferia resolver as coisas na edição, o que é confirmado por depoimentos do elenco), mas tudo somado funciona, graças em grande parte ao excepcional uso da trilha musical. Na época ainda não era tão comum filmes aproveitando apenas canções pop como fundo musical, e Lucas gastou quase 10% do orçamento apertado para utilizar mais de 40 clássicos do rock americano (só os de Elvis, muito caros, ficaram de fora), escrevendo cenas e encenando tudo de forma relacionada com as canções.

Também a aparição do excêntrico DJ Wolfman Jack, uma figura real lendária do rádio americano, dá um charme todo especial. O filme foi rodado em apenas 29 dias e rapidamente se tornou um tremendo sucesso, dando a Lucas o cacife para iniciar a então visionária série "Star Wars" em 1977. Foi indicado ainda aos Oscars de Filme, Direção, Roteiro e Montagem. Teve uma continuação inferior, "E A Festa Acabou" ("More American Graffiti", 1979) que vem junto no mesmo DVD duplo.

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