UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Amor em Dobro (1999)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Amor em Dobro

Um filme extremamente original, realizado pelos estreantes irmãos gêmeos Polish (os dois estrelam e também escreveram o roteiro, Michael dirigiu e ficou com o papel mais discreto). Eles bolaram uma história bizarra e inquietante, aproveitando o próprio tipo e fraqueza de suas personalidades.

Obviamente tinham pouquíssimo dinheiro (há um mínimo de sets, de atores), mas a fita por vezes, recorda aquele notório "Freaks". Não é para qualquer público, mas os apreciadores de fitas independentes e talentosas irão se interessar.

É muito tocante a apresentação da deficiência deles, assim como toda a relação com outras figuras portadoras de deficiência. Os gêmeos interpretam siameses, ou seja, unidos no nascimento, com três pernas. Quando uma jovem prostituta (feita por uma modelo chamada Michelle Hicks e que revela inesperado talento) fica amiga deles, um dos irmãos, o mais fraco, já está doente e pode morrer em breve.

É um dilema para o mais forte (enquanto isso eles tentam reencontrar a mãe que os abandonou feito por Lesley Ann Warren, veterana estrela de musicais e mais famosa do elenco junto com o muito envelhecido William Katt, que fez Sundance Kid jovem na fita de Richard Lester), o que acaba levantando questões sobre ambigüidade, esquizofrenia, que concerne a nós todos, mesmo os ditos normais.

Todos nós temos dualidades com que lutamos, o filme simplesmente visualiza isso na figura dos irmãos que estão sempre juntos, obrigatoriamente, mesmo incestuosamente. O título se explica, os gêmeos têm o sobrenome Falls e estavam na rua Idaho. Procure conhecer.

Talvez seja um pouco longo, mas tem senso de humor e poesia. Ganhou três prêmios no Festival de Deauville e duas indicações (Fotografia e Filme) ao Independent Spirit Award.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo