UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 5
Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu

Eleito pelo American Film Institute como "um dos dez filmes mais engraçados já produzidos", esta fita é muito melhor que sua decepcionante continuação. É uma paródia surpreendentemente rica em gags e situações engraçadas. Foi o 1° filme americano assinado por três diretores: os jovens Jim, e os irmãos David e Jerry, que depois fizeram "Top Secret" e "Por Favor Matem Minha Mulher".

Com apenas 3 milhões e meio de orçamento, eles fazem uma paródia tipo revista "Mad" dos filmes-catástrofe, em particular os da série "Aeroporto". Utilizando como base a história de "Entre a Vida e Morte" ("Zero Hour", 1957), um piloto neurótico de guerra, que é obrigado a assumir o comando quando a tripulação fica envenenada pela comida, faz-se uma verdadeira compilação de clichês do cinema.

Há de tudo: a cauda do avião vira "Tubarão", a cena de dança de "Embalos de Sábado a Noite", o famoso beijo de "A Um Passo da Eternidade" e mais gozações com gêneros (fitas de guerra, de selva, etc). Aproveitando velhos canastrões da TV (todos se parodiando de forma brilhante) e um casal jovem de astros (que não foram muito adiante), variando o humor entre o infame e o impagável, a fita é muito divertida e sempre é um prazer revê-la. Provocou depois muitas imitações.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo