UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Araguaya: A Conspiração do Silêncio (2004)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

Ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Gramado esta caprichada narrativa sobre a guerrilha do Araguaia, realizada pelo jornalista Ronaldo Duque, que dirigiu e escreveu o roteiro. O projeto foi iniciado em 1984 como documentário e na sua forma final o filme mantém o recurso de inserir trechos de cinejornais e depoimentos de políticos como, entre outros, João Amazonas e José Genoíno. O resultado é um competente e cuidado painel sobre o episódio, sob a ótica de um cético e vacilante padre estrangeiro (muito bem feito pelo francês Stephane Brodt).

Obviamente sem contar com o apoio do Exército, Duque realizou um filme impecável do ponto de vista técnico, muito bem encenado e com boa direção de atores. A região do Araguaia foi reproduzida nos arredores de Belém e um helicóptero militar chegou a ser recriado em computação gráfica. Mas, como é comum em filmes sobre o período, "Araguaya" exagera na idealização dos guerrilheiros, sem se aprofundar muito nos personagens, nem questionar a ingenuidade de suas ações ou as implicações do modelo maoísta que seguiam. Por outro lado, o filme se esmera em mostrar a truculência dos militares.

Esta boa edição em DVD traz, entre outros extras, entrevistas que, elegantemente, dão voz a pontos de vista contrários ao do filme, como os do general Newton Cruz e de Jarbas Passarinho, que foi ministro no regime militar.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo